Palestrantes


  • Nicolai Duboc

    Formado em Engenharia de Materiais pela UFSCar, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV e trabalha na Braskem desde 2003. Atualmente é o líder de Desenvolvimento de Novos Negócios para Polipropilenos na América do Sul, mas em sua carreira atuou como Engenheiro de Aplicação de PE e PP, Engenheiro de Produto de PP, Coordenador de Marketing Estratégico e Gerente de Engenharia de Aplicação de PP

  • Cristiane Gonçalves

    Supervisora de Engenharia de Materiais da Ford desde Agosto de 2011. Antes foi Especialista em Fluidos e lubrificantes da Ford para o Mercado da América do Sul, com uma Carreira de 14 anos Ford Motor Company do Brasil. Graduou-se em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia em 1998 e possui Mestrado em Físico-Química e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal da Bahia.  Possui experiência em pesquisa e inovação com artigos publicados em periódicos, publicação de especificações técnicas, avalições de materiais e participação de bancas de mestrado e doutorados.

  • Valter Beal

    Atualmente é o Líder Técnico de Projetos Mecânicos e Industriais no SENAI CIMATEC, acumulando também o cargo de Professor Associado. Coordena projetos de inovação em diversas áreas com empresas de diferentes portes, ramos e nacionalidades. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Metodologias de Projeto, Projeto Mecânico, Simulação, Fabricação e Impressão 3D. Possui graduação (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e  é membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas.

  • Roberto M. Castro

    Gerente Geral do Site de Camaçari da Ford desde Novembro de 2017 responsável por todo processo fábril e de manufatura da unidade.  Anteriormente foi Gerente Geral do Site de São Bernardo do Campo (SP) por quase 5 anos, localidade onde antes atuou em diversas funções na area de manufatura, incluindo Gerente de Planta de Carros e Gerente da Planta de Caminhões.  Com 23 anos de carreira na Ford, além de atuar em diversas funções na area de Produção, liderou equipes de Engenharia de Manufatura nos setores de Carroceria, Pintura e Montagem Final.  Liderou a implementação de um centro de modificações customizadas na operação de Caminhões, foi Gerente de Manufatura Enxuta nos Estados Unidos e também atuou na Alemanha no inicío de sua carreira ainda como Engenheiro de Processos de Manufatura.  Roberto é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) em 1993, cursou Gerenciamento de Marketing na Drexel University em Filadélfia nos Estados Unidos em 1994, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP) em 1999, e 6-Sigma Black Belt certificado pela Ford.

  • Dan Ioschpe

    Presidente do Conselho de Administração do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças) e do Conselho de Fabricantes de Autopeças do Mercosul (Mercoparts). É, desde abril de 2014, presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion, tendo sido anteriormente, de 1998 a 2014, presidente da empresa. Também preside, desde junho de 2017, o Fórum das Empresas Transnacionais Brasileiras (FET) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). É ainda membro do Conselho de Administração das empresas WEG, Cosan, Profarma, BRF e Marcopolo. Nasceu em Porto Alegre (RS), em 1965. Graduou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursou pós-graduação em marketing na ESPM de São Paulo e o MBA na Tuck School, Dartmouth College, nos Estados Unidos.

  • Herman Augusto Lepikson

    Diretor do Instituto Senai de Inovação em Automação. Doutor e mestre em Engenharia pela UFSC em Sistemas de Fabricação; Especialista em Engenharia Econômica pela PUC-MG; Graduado em Engenharia Mecânica, pela UFBA. Pesquisador DT2 do CNPq, atua nas seguintes linhas de pesquisa: integração da manufatura, manufatura avançada, projeto de sistemas mecatrônicos e sistemas técnicos de precisão. Coordena o Grupo de Pesquisa em Integração da Manufatura, grupo consolidado no CNPq. Professor do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Mecatrônica (UFBA) e Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Cimatec), onde orienta alunos de mestrado e de doutorado.