Palestrantes


  • Paulo Maisonnave

    Engenheiro eletricista (PUC-Rio), Mestrado em Administração de Empresas, 2 MBAs (Gestão de Energia e Management). Responsável por estratégia, estruturação, oferta de produtos e serviços em E-Mobility Latam. 19 anos de experiência no Grupo Enel, trabalhou como ponto focal de Inovação na Enel X em E-Home e em E-Mobility. Foi Responsável por Oportunidades de Negócios Inovadores na Enel Brasil, com atribuições como definição de estratégias, gestão de projetos de P&D e Inovação, cujo montante anual totaliza US$ 10 milhões. Ocupou diversos cargos de gerência, como Gerente de Usina, HSEQ, Serviços Técnicos, Otimização de Desempenho e P&D+i.

  • Alexandre de Almeida Sakai

    Formado em engenharia elétrica pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia. Mestrando em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP e Instrutor de Cursos na área de Tecnologia de Informação e Comunicação. Atuando na Siemens desde 2005, é Head do Segmento Automotivo e Responsável pela Eletro mobilidade da Siemens do Brasil.

  • André de Albuquerque Vicente

    Engenheiro metalurgista (1995) e mestre em Engenharia de Materiais e Metalúrgica (1999), ambos pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Doutor em Engenharia Química pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional de 22 anos na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Especialista em óxidos e processos de oxidação a altas temperaturas, atua com “Technical Manager” na CBMM, focado no desenvolvimento de óxidos para ânodos e cátodos de baterias de íons de lítio. Foi professor de pós-graduação em Engenharia da Escola Politécnica da USP e do Instituto Mauá de Tecnologia. Foi professor de graduação da UNIP e da FATEC SP. É pesquisador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco.

  • Jean Carlos Pejo

    Jean Carlos Pejo, atual membro do Ministério do Desenvolvimento Regional. Engenheiro mecânico formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduação com MBA em Logística Empresarial e Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. É especialista em ferrovias com cursos em quatro países: Japão, França, Reino Unido e Estados Unidos.  Atuou como secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF/Brasil), onde coordenou um projeto que busca a ocupação sustentável do território nacional por ferrovias associadas ao agronegócio. Também foi diretor de Planejamento e Gestão na Ferrovia Paulista S.A (Fepasa) e membro da empresa de transmissão e distribuição de energia Cia. Paulista de Força e Luz (CPFL).

  • André Marcelo M. Trintini

    Mestre em Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    Mestre em Estratégia Empresarial pela Universidade Federal Fluminense
    Graduado em Engenharia Elétrica Pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Certificação em PMP pelo Project Management Institute.
    Possui 13 anos de experiência tendo trabalhado nos setores elétrico e automotivo

  • Ricardo Takeo Kuwabara

    ENGENHEIRO MECÂNICO PELA ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ, TEM ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL E ENGENHARIA AUTOMOTIVA PELA USP, ELECTRONIC ENGINE CONTROLS PELA CONTROL DATA CORPORATION, EM MICHIGAN, EUA.   TRABALHOU NA FORD DEARBORN, EUA E BRASIL NA COFAP GmbH DA ALEMANHA, GM , MITSUBISHI MOTORS E SUZUKI,  DESDE OUTUBRO DE 2012 É GERENTE DE ENGENHARIA NA AGRALE E DIRETOR NA SAE, SEÇÃO CAXIAS DO SUL, RS.
  • STEVE DURKIN

    STEVE DURKIN is a Mining engineer, entrepreneur and inventor from Australia. He is a previous recipient of the Australian Mining Industry's Premier Safety Award, the AusIMM Jim Torlach Mine Safety Award and was recently awarded the 2019 Austmine Champion of Innovation Award.     Steve's company Safescape supplies innovative safety systems to more than 120 mines across 20 countries. He is the driving force behind the Bortana EV, an electric mining vehicle based on the Agrale Marrua platform.

  • JOSÉ MAURO FERREIRA COELHO

    DIRETOR DA DIRETORIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS DA EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE) José Mauro Ferreira Coelho é graduado em Química Industrial, com Mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Funcionário de carreira da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desde 2007, onde exerceu os cargos de Superintendente Adjunto de Petróleo, Superintendente Adjunto de Gás Natural e Biocombustíveis e Assessor na Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG). Atualmente é o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Atuou também, por vários anos, na área docente de graduação e pós-graduação, com três livros publicados e mais de trinta trabalhos científicos apresentados ou publicados em periódicos ou anais de congressos nacionais e internacionais. Possui como condecorações a Medalha Prêmio Correia Lima concedida pelo Exército Brasileiro, a Moção de Congratulação e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Prêmio RENOVABIO: Plano Nacional de Biocombustíveis conferido pela DATAGRO e a Medalha Tiradentes outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Em 2017 e 2018 foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes em Energia pelo Grupo Mídia.

  • Márcio Massashi Goto

    Engenheiro de Minas Poli-USP 1986, trabalhou em empresas de mineração e consumidora de matérias-primas minerais, e em empresas de consultoria. Últimos 11 anos atuando em empresas de análises e projeções de mercado (mercados de minerais, de metais e cadeia produtiva, inclusive baterias e veículos elétricos).

  • Alexandre Zaramela

    I have been working with aeronautics engineering for the last 20 years in the areas of aircraft design. Nowadays I am president of ACS-Aviation, focus on the development of small aircraft vehicles. In 2015 ACS developed the SORA-e, the fist electric manned brazilian aircraft. The newst ACS design is a self launched sailplane, expected to fly by the end of 2019.

  • Devair Pietraroia da Silva

    Secretario de Proteção ao Cidadão da Cidade de São Jose dos Campos - SP, formado em Segurança Publica e Pos Graduado em Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal.