Palestrantes


  • ANDRÉ MELO

    Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira no desenvolvimento de software e hardware embarcado aplicado à sistemas de telemetria na indústria da mineração. Por dois anos fez parte da engenharia de testes da IVECO onde foi o engenheiro responsável pela validação elétrica e também assumiu posição de coordenador de testes. Em 2013 se juntou a DAF Caminhões Brasil onde iniciou como engenheiro de desenvolvimento de produto como foco em sistemas elétricos. Em seguida assumiu a coordenação de protótipos e o departamento de homologação com forte atuação no desenvolvimento do caminhão DAF fora-de-estrada voltado para o mercado canavieiro e madeireiro. Desde 2017 André Melo está à frente do departamento de testes e protótipos da DAF no Brasil.”

  • Fausto Neves

    Formado em Engenharia Mecânica Automobilística pela FEI, com Pós Graduação em Marketing pela ESPM e MBA em Conhecimento Tecnologia e Inovação pela FEA/USP. Iniciou sua carreira trabalhando com análise estrutural pelo método dos elementos finitos aonde teve a oportunidade de participar do time que implantou essa metodologia na Autolatina Caminhões, posteriormente foi Gerente de Engenharia de Projeto de Motor Básico na International Engines, e MWM International por 12 anos. Foi Diretor de Engenharia na Tecumseh do Brasil e Participou da implantação da filial brasileira da FEV GmbH, empresa alemã de engenharia de powertrain como diretor técnico por 5 anos e posteriormente como diretor de desenvolvimento de negócios. Desde Janeiro é responsável pela área de Simulações, Aquisição de Dados e Validação Experimental na AGCO America do Sul. É  membro das comissões de emissões de veículos pesados e da comissão de veículos leves da AEA, bem como membro da comissão de Testes e Simulações da SAE BRASIL

  • Felipe Augusto Frank

    Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 2006 e pós-graduado em Educação Profissional para Executivos pela Faculdade FIA de Administração e Negócios. Com 20 anos de experiência dentro da indústria automobilística, iniciou sua carreira dentro da Engenharia do Produto – Carroceria, onde veio a liderar o grupo após residência no exterior. Após uma segunda residência na matriz, lidera hoje o grupo de Pré-Desenvolvimento e Simulações da Volkswagen do Brasil, sendo responsável pela definição conceitual, desenvolvimento de superfícies e simulações para os produtos da região.

  • Luiz Gustavo Zamorano

    Engenheiro Mecatrônico – graduado pela PUC-MG, pós graduado em Engenharia Automobílistica pela Unicamp-SP e com MBA em Gestão de negócios e finanças pela Universidade Federal da Bahia. 16 anos de experiência no ramo automobilistico durante os quais sempre esteve envolvido em áreas de engenharia do Produto de carroceria, participou e liderou o desenvolvimento do novo Ford Ka e do Ford Ecosport. Desde 2018 é membro integrante da mesa diretora da SAE regional São Paulo e regional Nordeste contribuindo e fomentando o desenvolvimento  tecnicológico e sustentável do país. Atualmente: Gerente de estruturas, partes móveis, mecanismos, segurança veicular e CAE da Ford America do Sul.

  • MARIA BRITO

    Tecnóloga pela FATEC SP, com pós graduação em Engenharia de Produto pela Universidade São Judas, também com graduação em Marketing pela Universidade Metodista. É colaboradora da Mercedes Benz do Brasil há 30 anos, onde ingressou na Engenharia de Ônibus, no departamento de acabamento interno e externo. Ao transferir-se para a Engenharia de Caminhões, atuou no desenvolvimento de cabinas, participando por um ano e meio do desenvolvimento do conceito do veículo Accelo em Portland –USA e por 3 anos em Stuttgart – Alemanha do projeto de nacionalização das cabinas do Atego e do Axor, onde foi líder de projeto. No seu retorno ao Brasil, como gerente da área de cabina bruta e suspensão de cabinas, foi líder do projeto de instalação da cabina Accelo ao veículo alemão UNIMOG. Em 2011 foi promovida a gerente sênior, onde foi responsável pelo conceito e testes da famílias de caminhões leves, médio e pesados. Em 2015 retornou à Engenharia de Ônibus, onde atualmente é gerente sênior da área de desenvolvimento de chassis de ônibus para os sites de produção no Brasil, México, Espanha e India. Suas áreas de responsabilidade são Conceito de Chassis, CAE, Documentação de Engenharia, Protótipos e Interface com Encarroçadores.

  • Celso Nogueira

    Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da USP (EPUSP); Mestre em Ciências Espaciais e Mecânica Orbital pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), pós-graduado em Dinâmica de Estruturas pela EPUSP. Extensa experiência nas Indústrias Aeroespacial, Aeronáutica e Automotiva, em Engenharia de Desenvolvimento, Gerenciamento de Projetos, Gestão de equipes e Desenvolvimento de negócios. Atuou, ainda, na área de serviços engenharia e deTI, PLM, Simulação Numérica e desenvolvimento de Software. Atualmente, dedica-se a desenvolvimento de negócios envolvendo aplicações de Inteligência Artificial, para manutenção/qualidade preditiva. 

  • Regis Ataides

    Mestrado e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB)

    MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)Atuou como Gerente Técnico em empresas de consultoria

    Atuou como Gerente de Projetos no Banco Itaú

    Trabalha com Digitalização e Simulações CAE há 20 anos e atualmente é Diretor de Vendas Indiretas pela Siemens PLM

  • Gustavo Gioria

    Engenheiro mecânico e mestre em engenharia mecânica na área de dinâmica veicular pela EESC-USP. Doutor em engenharia mecânica na área de metodologia de desenvolvimento de produtos pela FEM-UNICAMP.

    Possui mais de 10 anos de experiência na indústria automotiva na Schaeffler, dos quais trabalhou 2 anos na Schaeffler Alemanha e também em projetos internacionais na China, Coréia, Japão, Índia e Eslováquia.

    Atualmente é responsável pelas áreas de Simulações & Engenharia Avançada, Testes e Engenharia de Produto e coordena as atividades de propriedade intelectual na Schaeffler Brasil.

  • Maximilien Landrain

    Maximilien Landrain obtained M.S. degrees in Mechanical Engineering from Catholic University of Louvain, Belgium.  He currently works as technical Account Manager at Noesis Solutions, having 17 years of experience in working on research and industrial projects related to PIDO, Acoustic, MBD and NVH. Max is a member of the Noesis Application Engineers team.

  • Klaus Hofwimmer

    After finished the Technical University of Vienna with a master degree in mechanical engineering in 2000, Klaus Hofwimmer joined the Engineering Center Steyr, a company of MAGNA in Austria. In the first two years he was engaged with Finite Element analyses for durability, for static and dynamic problems as well as acoustics. From 2002 to 2017 he does software development for FEMFAT, especially for the WELD module. Since Sept. 2017, he heads the sales&support team of FEMFAT.  

  • Gary Newton, Jr.

    Gary Newton, Jr. is currently the Director of Automotive for the Americas at Bruel & Kjaer (HBK) and has had several roles inside the company since having joined in 1993.  He is based out of Bruel & Kjaer’s office in Canton, MI where there is a full suite of NVH testing facilities.   His responsibilities haven taken him to many different automotive OEMs and suppliers around the world.  He has visited Brazil many times each time sharing the benefits of connecting test and simulation together through a hybrid engineering process.   Gary has co-authored several papers in the areas of:  

    Array Acoustics 

    Source Path Contribution (SPC)          

    NVH Simulation           

    End of Line NVH Vehicle Audit        

    Vehicle Pass-by   

    Highly active in SAE-Detroit and SAE International Gary has served as a technical session organizer and chairperson for several years.  Currently he is the exhibits chair for SAE NVH Conference held every other year in Detroit.  

  • Thiago Negretti

    Thiago Barão Negretti is Graduated in Mechanical Engineering from Mackenzie University / Eastern Oklahoma State College and Masters in Materials Engineering from Mackenzie University in areas related to CAE, Fracture Mechanics, and Fatigue Failure Mechanisms.

    Have over 15 years experience in the automotive industry, with emphasis on Product Lifecycle Management and Finite Element Method durability calculations for commercial vehicles chassis, powertrain and axles. Developer of numerical simulation analyses methodologies.

    Materials Science and Metallurgy former professor at UNIP (Paulista University).

    Experienced on leading Global Engineering team and on multicultural tasks.

    Local and international experience presenting technical papers in congresses andsymposiums.

    SAE Brazil Digital Transformation Commission Chairperson and also SAE Brazil Tests& Simulation Committee member since 2018.

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