15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain - Transmissões - Seção Campinas


O 15º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, consolidado evento promovido pela SAE BRASIL – Seção Campinas, será realizado nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2017 e se mantém firme em seu propósito de difundir conhecimentos de elevado teor tecnológico no projeto e desenvolvimento do Powertrain. O qualificado público do evento é formado por engenheiros, pesquisadores, empresários e profissionais atuantes no setor automotivo.
 
O Simpósio está estruturado em dois dias de programações técnicas voltado a Motores Ciclo Otto e Sistemas de Transmissões para seu público de interesse.

1° Dia – Curso de Transmissões (8h)

O primeiro dia será dedicado ao bem sucedido Curso de Transmissões iniciado em 2012. Este primeiro dia consiste de palestras de cerca de 60 minutos de exposição e terá como foco atualizar profissionais e estudantes em temas relevantes dos sistemas de transmissão. Entre as exposições previstas, serão abordados os fundamentos para o desenvolvimento das transmissões de veículos híbridos e elétricos, visando preparar os engenheiros brasileiros para o próximo estágio de tecnologia. 
Em adição às palestras, está programado o Café Interativo, compostos por atividades práticas que ocorrerão durante o dia, intensificando a dinâmica do evento através da interação do público participante com as tecnologias apresentadas durante o Simpósio.

2° Dia – Palestras Técnicas

O segundo dia tratará das palestras técnicas, divididas em três grandes blocos: 

Bloco 1: Conceitos sobre sistemas de transmissão
O bloco consiste de três palestras de cerca de 20 minutos de exposição seguidas de uma rodada de discussões de 30 minutos. O objetivo deste bloco é apresentar a arquitetura do powertrain de alguns veículos, detalhando a transmissão e elucidando o funcionamento, mostrar estudo comparativo de desempenho (consumo, eficiência, emissões e etc.) através de estudos de casos.

- MT (Transmissões manuais);
- AMT (Transmissões automatizadas);
- AT (Transmissões automáticas);
- CVT (Transmissões continuamente variáveis); 
- DCT (Transmissões de dupla embreagem);
- Tecnologias Híbridas.  
- Velocidade máxima, Aceleração máxima, Eficiência e Consumo de combustível; 
- Capacidade de transmissão de torque, capacidade de carga e capacidade de rampa;
- NHV -  Ruído e Vibração;

Bloco 2: Componentes para transmissões

O bloco consiste de 5 palestras de cerca de 20 minutos de exposição seguidas de 10 minutos de perguntas e respostas a cada palestrante. O objetivo desse bloco é apresentar as tecnologias dos componentes do sistema de transmissão, detalhando sua arquitetura, explicando seu funcionamento, descrevendo processos de fabricação e as ferramentas para desenvolvimento.

- Embreagens;
- Atuadores;
- Engrenagens,
- Eixos,
- Sincronizadores;
- Rolamentos,
- Lubrificantes,
- Ruído e vibração;
- Novos Materiais;
- Durabilidade;
- Compatibilidade com os outros sistemas do veículo;
- Custo de desenvolvimento e de fabricação; 

Bloco 3: Fórum de Tecnologias

O bloco consiste de 3 palestras de cerca de 30 minutos de exposição seguidas de uma rodada de discussões de 20 minutos. Ele objetiva tratar do futuro, pois o presente já ficou para trás: inovações e progressos relevantes realizados no campo dos sistemas de transmissões, de seus componentes, dos métodos de fabricação, do design, das tecnologias concorrentes e das exigências e tendências de mercados específicos ou globais. 

- Inovações;
- Tendências dos sistemas de transmissão no contexto brasileiro;
- Desafios da tecnologia de manufatura para a transmissão do futuro;
- Segurança 
- Necessidade de infraestrutura;
- Custo de operação; 
- Capacitação dos profissionais.

Além do conhecimento técnico, os participantes poderão conferir novidades na Exposição de Estandes, trocar experiências, informações e ideias com representantes de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa.