Palestrantes


  • Camilo Adas

    Atuando há 33 anos na engenharia de desenvolvimento de produto, está na Mercedes-Benz há 29 anos. Camilo Adas atuou nas áreas de conceituação veicular, chassi, sistemas de freios, sistemas de arrefecimento, suspensão, direção, mecatrônica, entre outras. Sendo responsável pela nacionalização e tropicalização de diversos componentes e de veículos completos para a realidade brasileira. Coordenou projetos de produtos com penetração na América do Sul, Europa e África. Foi chefe de engenharia e membro do Board of Management da Mercedes-Benz em Molsheim na França, onde foi líder do projeto do Novo Actros SLT para Cargas Indivisíveis até 250 ton. Atualmente é responsável pela consolidação do trabalho de desenvolvimento de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil através da validação experimental. Camilo Adas é o Gerente do Projeto do novo Campo de Provas que a Mercedes-Benz do Brasil está construindo. Camilo Adas é Membro do Conselho Executivo da SAE BRASIL com presença atuante na organização deste Congresso Internacional de 2016 e na definição da estratégia para SAE do Futuro.

  • Julio Lodetti

    Julio Lodetti é Lead Performance and Calibration Engineer, na Volvo do Brasil onde desde 2005, desenvolve atividades em laboratório com foco em emissões, performance e economia de combustível, calibração de motores Euro3, Euro4 e Euro5 com tecnologia SCR e EGR, calibração de caminhões e ônibus em ambientes extremos para as marcas Volvo, Renault, Mack e UD Trucks, atividades conjuntas com os times de qualidade e pós-vendas na execução de atividades junto aos clientes e atividades conjuntas com os departamentos comerciais, desenvolvendo palestras e apresentações referentes ao Powertrain Volvo. Atuou por três anos na Renault do Brasil S/A, como Engenheiro de Desenvolvimento de Motores integrando o time que desenvolveu o primeiro motor Renault Flex-Fuel no mercado brasileiro. É Mestre em Engenharia de Combustão Interna, pelo Instituto Francês de Petróleo, em 2001 e formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em 2000. Palestrante e professor, há quatorze anos, leciona disciplinas relacionadas aos motores de combustão interna na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e SENAI.

  • Carlos Henrique Coronado Sena

    Carlos Sena é Engenheiro Mecânico formado pela USP - Universidade de São Paulo e mestre em Engenharia Automotiva também pela mesma instituição.

    Iniciou a sua carreia na Eaton, unidade de Valinhos, em 2004, onde atua até o momento. Com experiências nas áreas de projeto de transmissões automotivas, sincronizadores, engenharia de valor, otimização de qualidade de engate e desenvolvimento de novos produtos, hoje lidera o desenvolvimento de transmissões mecânicas para veículos leves de seis toneladas. 

  • Sergio Luis B. Soares

    Graduação em Engenharia de Produção/Mecânica pela FEI, com MBA em Administração e Negócios pela FEA/USP. Com vasta experiência na área automobilística, iniciou carreira com consultoria em projetos para o segmento automotivo para grandes empresas, incluindo a FIAT em Betim no projeto Fiat 2000. Em 1995 foi admitido como Engenheiro Industrial na Ford em São Bernardo do Campo, passando por posições de Supervisão e Gerência nas áreas de Produção e Logística até assumir a Gerência Geral da planta de Caminhões. Integrou a CNH Industrial em 2005, como Diretor da Planta de Curitiba e também coordenando a Região da América Latina. Em 2008 assumiu a Diretoria da Planta de Basildon, no Reino Unido com o objetivo de aprofundar a implementação do WCM naquela operação e voltou para o Brasil no final de 2010, para coordenar o lançamento da Planta de Sorocaba na posição de Diretor da Planta. Desde 2013 assumiu a responsabilidade pela área de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola, coordenando as operações das Plataformas, Engenharia, Validação e áreas Suporte de PD&E, mantendo-se ainda referência em processo de WCM.

  • Carlos Alberto Briganti

    Carlos Briganti is the President of Engenho Consulting Group, which includes among others business segments, the Power Systems Research office in South America, where he is the Managing Director . Prior to joining Power Systems Research in 2012, Carlos has held several senior positions in the automotive and auto parts industry internationally. He was President and General Manager of Eaton Corp – Truck Transmissions, Latin America, and General Manager of Eaton Transmissions, Europe and Japan. Carlos was also a Board member of the ABM - Metallurgy Brazilian Association from 2009 to 2016, and currently he is member of Consulting Board of SAE -Society of Automotive Engineers, Brazil; as well he spent several years as a member of General Motors South America Supplier Council and Sindipecas – Brazilian Autoparts Association. Carlos holds a Bachelor’s degree in Material Engineering from the Universidade Federal of Sao Carlos and a Master’s degree in Metallurgical Engineering from Escola Politecnica, Universidade Sao Paulo. Additionally to the professional career, since 2015 Carlos is a volunteer President of CRAMI Campinas, an entity that takes care of children victims of violence.

  • Ricardo Antonio Huhtala Guimarães

    Ricardo Huhtala é atualmente diretor de Operações na AGCO Corporation, companhia em que atua há quatorze anos, sendo por dez destes anos diretor AGCO Power SA, passando pelas unidades de Atlanta e São Paulo, onde já assumiu os cargos de Special Assistant to the CEO and Sr. Staff e Project Manager AGCO POWER SA. Iniciou sua trajetória profissional na Valmet do Brasil S.A, por quatro anos, como Production Analyst e foi Industrial Supervisor, na Continental por sete anos. Mestrando em Ciência Aplicada (MSc), no ITA, possui MBA pela FGV e graduação em Engenharia de Produção, pela Universidade Braz Cubas. 

  • Celso Argachoy

    Celso Argachoy é graduado em Engenharia Mecânica pelo IMT - Instituto Mauá de Tecnologia. É Mestre e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. É também pós-graduado em administração de empresas. Foi professor de graduação e pós-graduação em Engenharia Automobilística no Centro Universitário da FEI de 1990 até 2006. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz e da MWM-International. Tem grande experiência técnica e gerencial na pesquisa e desenvolvimento de produtos na área automotiva e na integração entre universidade e empresa. Desde 2013 é professor no Instituto Mauá de Tecnologia e desde 2017 é Gerente de Consultoria Técnica na Engenharia da Cummins - Brasil.

  • Carlos Brevilieri

    Engenheiro Mecânico pela UNESP, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela FIA-USP e Administração de Empresas pela PUC-SP. Gerente de Desenvolvimento de Produto na Mercedes-Benz desde 2011, responsável pela validação funcional, estrutural e eficiência energética de chassis de ônibus. 

  • Robson Rodrigues Pereira

    Robson Rodrigues Pereira é doutorando em Teoria Econômica na Universidade de São Paulo, mesma instituição em que fez graduação e mestrado em Economia. Seu interesse acadêmico concentra-se em política monetária. Atua no DEPEC-Bradesco desde 2004, já tendo desempenhado várias atividades, tanto no sell-side como no buy-side. Trabalhou na Petrobras Distribuidora e em 1998 iniciou a carreira como economista na MCM Consultores Associados (1998-2000), com passagem posterior pela asset do HSBC (2001), antes de fazer o mestrado (2002-2005). Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e livros, além de experiência docente em cursos de graduação e de pós-graduação.

  • Pedro Kutney

    Pedro Kutney é jornalista especializado em economia, finanças e indústria automotiva. É atualmente editor do portal Automotive Business. Em mais de 30 anos de profissão, trabalhou como editor da revista Automotive News Brasil e da Agência AutoData. Foi editor assistente de finanças no jornal Valor Econômico, repórter e redator das revistas Automóvel & Requinte, Quatro Rodas e Náutica.

  • Ricardo Simões de Abreu

    Ricardo Simões de Abreu, Technology Director from MAHLE Metal Leve, Mechanical Engineer working during 37 years in Engines development, alternatives fuels and new automotive technologies. He is also responsible for the well to wheel program in Brazil leading the MBE2 – MAHLE Bio Ethanol Technologies.  He is member at AEA (Automotive Engineering Association), adviser at SAE Brazil (Society Automotive Engineering) and also attendee the MEI (Business Movement for Innovation) from CNI.  

  • Luiz Noronha

    Engenheiro Mecânico formado pela UCP, com mestrado em Sistemas Energéticos pela UCP/MG. Possui 10 anos de experiência no segmento automotivo, voltado ao desenvolvimento e validação de motores Diesel. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Projetos de Motores LATAM na FPT Industrial, e é membro do corpo diretivo da SAE BRASIL - Seção Minas Gerais.

  • José Pio Martins

    José Pio Martins, economista e professor, desenvolveu sua carreira no setor privado em funções nas áreas de Finanças, Contabilidade e Gestão. Teve passagem pelo setor público, como Secretário de Planejamento Municipal, Diretor-Geral da Secretaria da Fazenda do Paraná, foi diretor de banco e consultor de empresas. Atualmente é reitor da Universidade Positivo, comentarista da Rádio CBN Curitiba, faz parte da equipe de editorialistas do jornal Gazeta do Povo, escreve artigos assinados para esse mesmo jornal e é autor do livro Educação Financeira ao Alcance de Todos (Editora Fundamento).