Palestrantes


  • Camilo Adas

    Atuando há 33 anos na engenharia de desenvolvimento de produto, está na Mercedes-Benz há 29 anos. Camilo Adas atuou nas áreas de conceituação veicular, chassi, sistemas de freios, sistemas de arrefecimento, suspensão, direção, mecatrônica, entre outras. Sendo responsável pela nacionalização e tropicalização de diversos componentes e de veículos completos para a realidade brasileira. Coordenou projetos de produtos com penetração na América do Sul, Europa e África. Foi chefe de engenharia e membro do Board of Management da Mercedes-Benz em Molsheim na França, onde foi líder do projeto do Novo Actros SLT para Cargas Indivisíveis até 250 ton. Atualmente é responsável pela consolidação do trabalho de desenvolvimento de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil através da validação experimental. Camilo Adas é o Gerente do Projeto do novo Campo de Provas que a Mercedes-Benz do Brasil está construindo. Camilo Adas é Membro do Conselho Executivo da SAE BRASIL com presença atuante na organização deste Congresso Internacional de 2016 e na definição da estratégia para SAE do Futuro.

  • Julio Lodetti

    Julio Lodetti é Lead Performance and Calibration Engineer, na Volvo do Brasil onde desde 2005, desenvolve atividades em laboratório com foco em emissões, performance e economia de combustível, calibração de motores Euro3, Euro4 e Euro5 com tecnologia SCR e EGR, calibração de caminhões e ônibus em ambientes extremos para as marcas Volvo, Renault, Mack e UD Trucks, atividades conjuntas com os times de qualidade e pós-vendas na execução de atividades junto aos clientes e atividades conjuntas com os departamentos comerciais, desenvolvendo palestras e apresentações referentes ao Powertrain Volvo. Atuou por três anos na Renault do Brasil S/A, como Engenheiro de Desenvolvimento de Motores integrando o time que desenvolveu o primeiro motor Renault Flex-Fuel no mercado brasileiro. É Mestre em Engenharia de Combustão Interna, pelo Instituto Francês de Petróleo, em 2001 e formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em 2000. Palestrante e professor, há quatorze anos, leciona disciplinas relacionadas aos motores de combustão interna na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e SENAI.

  • Carlos Henrique Coronado Sena

    Carlos Sena é Engenheiro Mecânico formado pela USP - Universidade de São Paulo e mestre em Engenharia Automotiva também pela mesma instituição.

    Iniciou a sua carreia na Eaton, unidade de Valinhos, em 2004, onde atua até o momento. Com experiências nas áreas de projeto de transmissões automotivas, sincronizadores, engenharia de valor, otimização de qualidade de engate e desenvolvimento de novos produtos, hoje lidera o desenvolvimento de transmissões mecânicas para veículos leves de seis toneladas. 

  • Sergio Luis B. Soares

    Com especialização em Negócios pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), possui 24 anos de experiência na indústria automotiva e de bens de capital. Ao longo desse tempo, ocupou funções diretivas nas áreas de Engenharia, Industrial/Manufatura e Logística, desenvolvendo projetos e atividades focadas no gerenciamento de produtos, custos, qualidade, saúde e segurança, além de design e validação de produtos, manufatura enxuta e engenharia industrial. Trabalhou por dois anos como diretor de Manufatura da fábrica de Basildon, em Essex, no Reino Unido, e participou de visitas especiais nos demais países da Europa, Ásia e Estados Unidos. É também auditor interno do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para o sistema de gestão World Class Manufacturing. Desde 2013, ocupa o cargo de diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH Industrial. Com foco em inovação, lidera uma equipe de mais de 250 profissionais dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Curitiba (PR), Sorocaba (SP) e Piracicaba (SP) e Córdoba, na Argentina.

  • Carlos Alberto Briganti

    Carlos Briganti é o Presidente do Engenho Consulting Group, que inclui, entre outros segmentos de negócios, o escritório da Power Systems Research na América do Sul, onde ele é o Diretor Regional. Antes de ingressar na Power Systems Research em 2012, Carlos ocupou vários cargos executivos no setor automotivo e de autopeças internacionalmente. Foi Presidente e Gerente Geral da Eaton Corp – Div.Transmissões - Brasil, e Gerente Geral da Eaton Transmissions, Europa e Japão. Carlos também foi membro do Conselho da ABM - Associação Brasileira de Metalurgia de 2009 a 2016, e atualmente é membro do Conselho Consultivo da SAE - Sociedade de Engenheiros Automotivos, BRASIL; Foi membro do Conselho de Fornecedores da General Motors na América do Sul e do Sindipeças. Carlos é bacharel em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Além da carreira profissional, desde 2015 Carlos é presidente voluntário do CRAMI Campinas, entidade que cuida de crianças vítimas de violência.

  • Ricardo Antonio Huhtala Guimarães

    Ricardo Huhtala é atualmente diretor de Operações na AGCO Corporation, companhia em que atua há quatorze anos, sendo por dez destes anos diretor AGCO Power SA, passando pelas unidades de Atlanta e São Paulo, onde já assumiu os cargos de Special Assistant to the CEO and Sr. Staff e Project Manager AGCO POWER SA. Iniciou sua trajetória profissional na Valmet do Brasil S.A, por quatro anos, como Production Analyst e foi Industrial Supervisor, na Continental por sete anos. Mestrando em Ciência Aplicada (MSc), no ITA, possui MBA pela FGV e graduação em Engenharia de Produção, pela Universidade Braz Cubas.

  • Celso Argachoy

    Celso Argachoy é graduado em Engenharia Mecânica pelo IMT - Instituto Mauá de Tecnologia. É Mestre e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. É também pós-graduado em administração de empresas. Foi professor de graduação e pós-graduação em Engenharia Automobilística no Centro Universitário da FEI de 1990 até 2006. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz e da MWM-International. Tem grande experiência técnica e gerencial na pesquisa e desenvolvimento de produtos na área automotiva e na integração entre universidade e empresa. Desde 2013 é professor no Instituto Mauá de Tecnologia e desde 2017 é Gerente de Consultoria Técnica na Engenharia da Cummins - Brasil.

  • Carlos Brevilieri

    Engenheiro Mecânico pela UNESP, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela FIA-USP e Administração de Empresas pela PUC-SP. Gerente de Desenvolvimento de Produto na Mercedes-Benz desde 2011, responsável pela validação funcional, estrutural e eficiência energética de chassis de ônibus. 

  • Robson Rodrigues Pereira

    Robson Rodrigues Pereira é doutorando em Teoria Econômica na Universidade de São Paulo, mesma instituição em que fez graduação e mestrado em Economia. Seu interesse acadêmico concentra-se em política monetária. Atua no DEPEC-Bradesco desde 2004, já tendo desempenhado várias atividades, tanto no sell-side como no buy-side. Trabalhou na Petrobras Distribuidora e em 1998 iniciou a carreira como economista na MCM Consultores Associados (1998-2000), com passagem posterior pela asset do HSBC (2001), antes de fazer o mestrado (2002-2005). Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e livros, além de experiência docente em cursos de graduação e de pós-graduação.

  • Pedro Kutney

    Pedro Kutney é jornalista especializado em economia, finanças e indústria automotiva. É atualmente editor do portal Automotive Business. Em mais de 30 anos de profissão, trabalhou como editor da revista Automotive News Brasil e da Agência AutoData. Foi editor assistente de finanças no jornal Valor Econômico, repórter e redator das revistas Automóvel & Requinte, Quatro Rodas e Náutica.

  • Ricardo Simões de Abreu

    Ricardo Simões de Abreu, Diretor de Tecnologia da MAHLE Metal Leve, Engenheiro Mecânico, atuando durante 37 anos no desenvolvimento de Motores, combustíveis alternativos e novas tecnologias automotivas. Ele também é responsável pelo programa de poço a roda no Brasil, liderando o MBE2 - MAHLE Bio Ethanol Technologies. É membro da AEA (Associação de Engenharia Automotiva), consultor da SAE BRASIL (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) e também participante do MEI (Movimento Empresarial pela Inovação) da CNI.

  • Luiz Noronha

    Engenheiro Mecânico formado pela UCP, com mestrado em Sistemas Energéticos pela UCP/MG. Possui 10 anos de experiência no segmento automotivo, voltado ao desenvolvimento e validação de motores Diesel. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Projetos de Motores LATAM na FPT Industrial, e é membro do corpo diretivo da SAE BRASIL - Seção Minas Gerais.

  • José Pio Martins

    Prof. José Pio Martins, economista, desenvolveu sua carreira basicamente no setor privado, com passagem em cargos públicos. Atualmente é Reitor da Universidade Positivo, comentarista econômico da Rádio CBN Curitiba, publica artigos assinados para a Gazeta do Povo, faz parte da equipe de editorialistas desse mesmo jornal e é autor dos livros Educação Financeira ao Alcance de Todos (2004), Seu Futuro (2011), co-autor do livro Pinceladas de Inovação (2018).

  • Georges Vretos Glyniadakis

    Georges Vretos Glyniadakis tem experiência de 22 anos em engenharia de motores Diesel. É Líder da Unidade de Desenvolvimento de Veículos Comerciais, na AVL South América onde atua há dois ano, passando pelas áreas de Desenvolvimento de motores diesel, Gerenciamento de projetos, Design e validação componentes e Homologação de emissões de motores diesel. Possui MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas. É mestre em Engenharia Mecânica, pela Universidade Estadual de Campinas, pós-graduado em Motores de Combustão Interna, pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia e graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilística, pela Faculdade de Engenharia Industrial.

  • Eduardo Nocera

    Engenheiro Metalurgista e Mestre em Engenharia de Materiais. MBA em administração de empresas pela FGV. Atualmente Gerente de Tecnologia de Produto na Mahle Metal Leve com foco no desenvolvimento do Power Cell que compreende  Pistões, Anéis, Pinos, Camisas  e Bronzinas . Responsável Global pelo pré desenvolvimento de Anéis de Pistões no grupo MAHLE. 

  • Eduardo Nogueira Dias

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial, MBA em gerenciamento de projetos pela FGV. Possui 15 anos de experiência no ramo automotivo em empresas como General Motors, PSA Peugeot-Citroen atuando nas áreas de desenvolvimento de produtos, engenharia de chassis e powertrain e como engenheiro de aplicações de catalisadores automotivos na BASF Catalisadores.

  • Adriano Rishi

    Adriano Rishi, é graduado em Engenharia Mecânica Automotiva pela FEI (Faculdade Engenharia Industrial) – São Paulo – Brazil, pós graduado em Administração de Negócios no IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) – São Paulo, e possui MBA em Gerenciamento Estratégico de Negócios pela FIA (Fundação Instituto Administração). Adriano ingressou na Cummins Brasil em 1995 como estagiário. Em 2004 assumiu a Engenharia de Produto e Aplicações como Chief Engineer. Em 2008 tornou-se Diretor de Engenharia da Cummins Engine Business no Brazil. Desde 2016 ele é Diretor Executivo responsável pela área de Pesquisa e Engenharia para toda a América Latina. Adriano é também Sponsor do WERG -  Women Employees Resource Group fomentando a equidade de gêneros na Cummins, principalmente na área técnica, visando melhoria de resultados.  

  • Mariana Beatriz dos Reis Silva

    Engenheira de Processos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), responsável pela área de Caracterização de Materiais. Formada pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) atuou na graduação e mestrado com trabalhos de recobrimentos de superfície. Possui doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo realizado doutorado sanduíche na Universidade Politécnica da Cataluña (UPC). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia de Transformação, atuando principalmente nos seguintes temas: curvas de escoamento plástico, deformação a quente, aços inoxidáveis e microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Atualmente trabalha com caracterização de diversos materiais (aços, ferros fundidos e ligas de níquel e alumínio) utilizando diferentes técnicas como microscopia (ótica, varredura e transmissão), difração de raios-X, dureza e ensaios mecânicos.

  • Douglas Lemes

      ·        Engenheiro Mecânico formado pela FEI;
      ·         Mestrando em engenharia mecânica (dinâmica e vibrações em powertrain) na Unicamp;
      ·         18 anos de experiência em desenvolvimento e testes de componentes para powertrain automotivo;
      ·         Responsável pelas equipes de desenvolvimento e testes de produto embreagem e módulos para powertrain na ZF do Brasil;
      ·         Responsável pela parceria entre empresa e universidade na pesquisa de vibração de powertrain.


  • Gustavo Castagna

    Gustavo Castagna faz parte do corpo de engenharia da Robert Bosch Ltda, atualmente na posição de gerente de TechCenters da divisão PS-Powertrain Solutions dedicados aos ensaios em motores de combustão e veículos ciclo Diesel e Otto. Formado em Engenharia Mecânica pela UFSC, integrou-se ao grupo Bosch em 1995 onde, a partir da experiência prévia em sistemas de injeção mecânicos no final dos anos 90, colaborou com e coordenou as equipes que trouxeram ao mercado a tecnologia Common Rail de Injeção para motores ciclo Diesel, um dos drivers fundamentais introduzidos para atendimento das normas EU III e posteriores. Atuou na área de desenvolvimento de sistemas e sua aplicação em motores, estendendo-se a partir das demandas de EU V também aos sistemas de pós-tratamento de gases de exaustão. Ao longo de sua trajetória colaborou ativamente para o desenvolvimento de diferentes famílias de motores LD e MD aplicados aos mercados Brasil, LA, Europa e Ásia. Desde 2014 dedica-se à tecnologia de ensaios de motores correspondente às normas vigentes para Off-Highway e On-Highway, como também à preparação tecnológica da Bosch frente aos novos limites de emissões na região.

  • Alexandre Parker

    Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Gestão da Indústria Automobilística pela FGV e em Desenvolvimento Gerencial pela FAE/CDE. Trabalhou como Engenheiro de produto de Caminhões e Ônibus por 14 anos, quando desempenhou, entre outras atividades a de CPM de Projetos de Engenharia do Produto. Também como Engenheiro de Suporte a Encarroçadores e de Superestrutura por 4 anos na Área de Pós-Venda Serviços. E ainda, 9 anos na Área de Planejamento Estratégico, sempre na Volvo do Brasil. Atualmente responsável pela Área de Assuntos Governamentais e Institucionais da Volvo, que desempenha desde 2009.

  • Claudio Martins

    Químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em Marketing Aplicado a Indústria de Petróleo, pela ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing, atua nas Áreas de Desenvolvimento de Produtos, Qualidade e Regulação, dentro da Gerência de Desenvolvimento de Produtos do Marketing e Comercialização da Petrobras.

  • Fabio Nicora

    Fabio Nicora, 44 anos é Chief Engineer da Plataforma Alternative Tractions da Iveco. Graduou-se em Engenharia Elétrica pela “Universitá degli Studi di Genova”, Itália. Possui  15 anos de experiência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor de caminhões e ônibus. Desenvolveu sua trajetória profissional na área de Inovação e foi responsável pelo departamento de Inovação da Iveco Latin America em Sete Lagoas, até julho de 2017. Atualmente ocupa a posição de Chief Engineer Alternative Tractions na Iveco Spa em Turim , na Itália, onde é responsável pelo desenvolvimento de Veículos Comerciais Leves elétricos e movidos a combustíveis alternativos.