Palestrantes


  • Carlos Augusto Carvalhido

    Possui graduação e mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Especialista de Produto da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais. com  foco no desenvolvimento de aços laminados a frio e revestidos, principalmente para o setor automotivo.

  • Patricia Lanzarini

    Chemical Engineer – FEI – Faculdade de Engenharia Industrial Master in Industrial  Management – Fundação Vanzolini – USP MBA in Business Management - FIA – Fundação Instituto de Administração Polymers Technology Training – Material Engineering – Universidade Federal de São Carlos Experience in Automotive, Petrochemical, Composites, Building and Construction, Acrylics Polymers, PVC. Technical Sales and Developments of Polymers, Thermal Fluids, PVC/ Additives, Organic Peroxides, Tin Catalystis, Celulosics Esthers for different segments/applications

  • Ariosvaldo Silveira Vieira

    Postgraduate in Quality Engineering and Composite and Polymeric Materials, with 20 years experience in the development of products for the automotive, civil and agricultural industries, in the SMC (Sheet Molding Compound), RTM Light / HP (Resin Transfer Molding) and Spray Up. Replacement of parts manufactured in other processes for composite materials providing reduction of investments, costs and weight.
  • José Roberto Regazzi

    Engenheiro de Materiais  especialista em Polímeros, atuando  no ramo.
  • Rafael Stella Galdino

    Engenheiro de materiais pela Unesp e atualmente está cursando mestrado em Engenharia de Materiais pela USP. Atuando desde 2011 no setor siderúrgico, foi engenheiro de processos nas áreas de laminação, inspeção e tratamentos térmicos. Atualmente, como especialista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, atua como coordenador de projetos de P&D junto à indústria automotiva, desenvolvimento de projetos em parceria com universidades e, é líder do desenvolvimento da tecnologia de refino de grão e precipitação na divisão de aços especiais da Gerdau.

  • Rodrigo Amado

    Head of Mobility - Global Market Development & Applied Technology Senior experienced leader in the area of mobility and materials technology of fortune 500 companies in the region. He has been leading global Divisions & Projects focus in business growth and innovation.  Currently works as a General Manager for CBMM Niobium, heading the Mobility division. Rodrigo hold a Bachelor degree in Production Engineer from IMT (Instituto Mauá) with a Master in Business Administration from GV (Getúlio Vargas - SP) and extension of Executive Program (PMD) at IESE. He is fluent in English and Portuguese as native speaker and some intermediate skills in German and Chinese. Proven ability to build ecosystems in mobility & material technology trends, global negotiations and strategic business plan. In 2018, Rodrigo has been honored from SAE for leading the material technology transformation in the mobility sector.

  • Danilo da Silva Mariano

    Engenheiro mecânico com ênfase em automobilística pela FEI e MBA em gestão de negócios pela USP e atualmente cursando mestrado profissional em gestão e tecnologia em sistemas produtivos pelo Centro Paula Souza. Atuando desde 2007 no desenvolvimento de produtos e negócios no setor automotivo, passou por importantes autopeças e sistemistas sempre focado em agregar valor para o cliente e apaixonado por resolver problemas complexos. Com anos de experiência no exterior (Alemanha, EUA e Japão) teve a chance de assimilar diferentes culturas e a oportunidade de constantemente se adaptar e valorizar a diversidade, além de estudar em excelentes instituições como Universidade de Michigan e Universidade Técnica de Munique. Atualmente como responsável pela gestão de produto na divisão de aços especiais na Gerdau, faz parte do time provocador incumbido de fomentar o Mindset de transformação cultural e inovação.

  • Rodrigo Cesar Berardine

    Profissional com 20 anos de carreira, sendo 10 anos no mercado de elastômeros e 10 anos no mercado de compósitos. Engenheiro de Materiais, membro voluntário do SAE há 2 anos e 7 meses. Experiência em projetos especiais de desenvolvimento de produto, vendas e desenvolvimento de negócios no ramo de especialidades químicas.
  • Nataly Yuko Yoshino

    Head de Desenvolvimento de Mercado & Inovação, possui MBA Administração pela FIA/USP e graduação em Marketing pela Universidade Mackenzie. Com mais de 12 anos de experiência nas áreas de Inovação, Vendas, Marketing, Comunicação e Branding, atuou em mercados no Brasil, América Latina e Estados Unidos em setores de serviços, consultoria e indústria como a de mineração e metalurgia, tais como: Ogilvy, Votorantim S.A.; Nexa Resources, U.S.Zinc e CBA.

  • Fernanda Mussi

    Graduação: Engenharia Química, Escola Politécnica - USP (dez/2003)  ; Pós-graduação: Especialização em Administração Industrial, Fundação Vanzolini – Escola Politécnica - USP (mai/2006 – jun/2008) -  6-sigma – Black Belts (Abr. 2011). Possui 14 anos de experiencia no departamento de P&D da Bridgestone tires, atuando no desenvolvimento de materiais e compostos para pneus e projetos de engenharia de valor.

  • Gabriel Matos da Silva

    Graduado em engenharia mecânica pela Universidade São Francisco e atualmente cursando mestrado em ciência e engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos na área de compósitos poliméricos termoplásticos. Possui 8 anos de experiência na área de adesivos estruturais, sendo responsável pelo suporte técnico do mercado automotivo (montadoras e tiers) e industrial (ônibus, barcos e carrocerias) na América do Sul.

  • Jose Luis Alfinger Quiroga

    Engenheiro Quimico pela Universidade Simon Bolivar – Caracas 1998 Especialidade em Engenharia de Processos pela Universidade de Los Andes – Merida – Venezuela 2001, Mestrado em negócios pela Universidade de Pittsburgh- PA – Estados Unidos Gerente para America Latina da divisão de Aditivos para Pneus da Eastman.

  • Prof° André Luis Moreira de Carvalho

    Engenheiro Mecânico, com doutorado em Engenharia de Materiais pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Oxford, UK. É Professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG-PR, e vice-diretor do consórcio de Pesquisa em Processamento por Atrito, C2PA, no Brasil. Experiência em: Análise de Fratura, Fadiga, Tenacidade à Fratura, Processamento por atrito (FSP e FSW).

  • Guilherme Shikama

    Engenheiro Mecânico – Universidade São Judas Tadeu, responsável pela gestão comercial da Henkel com a HONDA na America Latina Sul e pelo planejamento estratégico do desenvolvimento de novos negócios de Acústico e Estrutural LAS.

  • Marcio Pinheiro

    MBA Administração estrategica de negocios – Oswaldo Cruz Bacharelado com Atribuições Tecnológicas e Química Licenciatura - FASB   Responsavel pelo planejamento estrategico do desenvolviemento de novos negocios de Acustico e Estrutural LAS. Coordenando multiplos  projetos e homologações de novos produtos,  otimizando as aplicações dentro das OEMs.

  • André Inacio

    Engenheiro Mecânico – com Mestrado em Engenharia Mecânica com Enfase em Materiais, trabalhando à 12 anos na General Motors com o desenvolvimento de Peças de Acabamento Externo (Grades, Para Choques), além das experiência  no mercado automotivo  em empresa como  Faurecia Sistemas de Interiores, Weidplast e Scania .  E docente  de Curso de Engenharia. 
  • Kareline Vaz Bueno

    Engenheira de Materiais pela UFRGS, Mestre em Siderurgia e doutoranda pela mesma universidade. Finalizando seu MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela PUC-RS.  Atuou como engenheira de processos de conformação mecânica (laminação) e hoje trabalha como engenheira de pesquisa e desenvolvimento na Gerdau Aços Especiais, tendo liderado importantes projetos nas áreas de aços microligados para confirmação a frio (Prêmio Rei na categoria matéria prima 2016) e tb na área de CleanSteels. Conhecida por ser uma profissional dinâmica, curiosa e didática, sua rede de relacionamentos tem sido diferencial na condução de novos materiais no mercado automotivo. Sua experiência em trabalhar em projetos complexos a levou a construir uma forte cooperação entre os meios acadêmico e industrial e trouxe importantes relacionamentos com centros de pesquisas como Lamef, LaSid (UFRGS), IPT, Senai-ISI, Colorado School of Mines entre outros.

  • Guilhermino José Macêdo Fechine

    Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Suas pós-graduações estão ligadas ao estudo da fotodegradação e fotoestabilização de polímeros. Dois estágios de pós-doutoramento foram realizados na USP, um deles no Instituto de Química (2002 a 2005) na área de hidrogéis e o outro na Escola Politécnica (2005 a 2007) na área de blendas e compósitos a base de polímeros biodegradáveis. Professor visitante da National University of Singapore - NUS durante todo o ano de 2013 trabalhando na área de processos de transferência de grafeno. Desde de 2008 é professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação e pós-graduação. Os temas atuais abordados em suas pesquisas estão relacionados ao entendimento das interações entre polímeros e diversos materiais 2D (grafeno, MoS2, hBN, fosforeno, etc), quer seja para melhoria de processos de transferência ou nanocompósitos poliméricos. Faz parte da equipe do Centro de Pesquisa Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias– MackGraphe.

  • Anderson Maia

    Especialista na área de Materiais, Mestre em tecnologia de Materiais pela Unicamp a atualmente como Doutorando em Fabricação de  Tecnologia de Novos Materiais pela mesma Universidade.

    Especialista em Gestão de Projetos e Inteligencia de Mercados com foco em desenvolvimento de Novos Produtos - Fundação Getúlio Vargas.Possui 25 anos de atividades relacionadas em Inovação e modificação de materiais aplicados em setores como embalagens,automotivo,eletrônico,têxtil e agronegócio. Professor de cursos de Graduação e Pós Graduação na área de Tecnologia e Engenharia de Polímeros , Engenharia de Embalagens das Faculdade SENAI Mário Amato e centro paula Souza.

    Coordenador de Relações com Indústria em projetos de plataforma Tecnológica -  ISI e IST Mário Amato - SBC
    Pesquisador do Instituto SENAI de Materiais Avançados e Nanocompósitos  - SBC
    Diversos projetos de desenvolvimento de Produtos ligados à Indústria. 
    Consultoria Técnica especializada em modificadores de Termoplásticos - aditivos

  • Mikael Mimer

    Mr. Mimer is currently Director of Global Product Management – Solid wires. He has been with ESAB since 2011 and prior to that with the TRUMPF Group as well as the Volvo Group. Mr. Mimer holds a Master of Science in mechanical engineering and metallurgy from Linkoping Institute of Technology, Sweden.

  • Rubens Pospi

    Há 28 anos atuando na área técnica de soldagem e automação. Formado em Gestão da Qualidade pela UNIESP/IESA, é especialista em soldagem, em especial em estruturas de bancos e Body in White, tendo atuado nos segmentos automotivo e de engenharia de automação. Atualmente é Gerente de Contas com foco em desenvolvimento do mercado de soldagem e automação automotiva.