Palestrantes


  • Etiene Pereira de Andrade

    Técnico em Fundição - SENAI/CETEF (2007), Engenheiro de Materiais - CEFET/MG (2015), Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Processos de Fabricação - UFMG (2019). Atua como Engenheiro de Materiais na FCO (Fundação Christiano Ottoni), pretando consultoria para a montadora FCA Brasil, no âmbito do Programa ROTA 2030. Possui experiência na prestação de consultorias técnicas à montadora FCA Brasil desde 2014, para elaboração de relatórios do Programa INOVAR AUTO. Atuou, também na FCA Brasil, como bolsista de desenvolviemnto tecnológico industrial (DTI) do CNPq, no projeto de caracterização de Tailor Welded Blanks. Desenvolveu pesquisas na área de aços e tratamentos térmicos, como bolsista de iniciação científica (2011 – 2013) e trabalhou como pesquisador voluntário na área de corrosão, degradação e caracterização de materiais, com foco em aços inoxidáveis. 

  • JULIO CESAR DI CUNTO

    Engenheiro Metalurgista (Poli/USP), Bacharel Ciências Contábeis (FEA) e Mestre em Materiais com ênfase em Corrosão pelo IPEN/USP.  Trabalhou anteriormente na Armco e na Klaval, ingressando na Acesita (hoje Aperam) em 1992. Atuou desde o início com aços inoxidáveis planos, tendo vivências em todas as áreas de aplicação deste produto.

  • Marcelo Paulo de Oliveira

    Marcelo Oliveira é formado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo; com MBA pela FGV e especialização em Business Management pela UCSD, Universidade da Califórnia, com major  em Marketing.     Com mais de 20 anos de experiência no mercado automotivo, atuou em empresas do setor como Cummins, MWM e Borgwarner, com foco na área de estratégia de mercado e hoje atua como Consultor Comercial na CBA fazendo a proxy entre o alumínio e o mercado automotivo.

  • Bruno Pastre

    Engenheiro mecânico formado na PUCPR, MBAs em Administração de Empresas e em Gestão de Pessoas e Liderança. Trabalhou por 10 anos na engenharia de uma fabricante de implementos rodoviários e, há 5 anos, trabalha na SSAB como Gerente de Vendas Automotivo, responsável por Brasil e Argentina.”

  • João Francisco Batista Pereira

    Engenheiro Metalurgista, MSc., especialista de produtos  destinados ao setor automotivo. Coordenador da equipe de desenvolvimento coorporativo de novos produtos da Usiminas.

  • Fabiano Melo

    Engenheiro Mecâtronico graduado pela PUC – MG e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral.  Mais de 19 anos de experiência no segmento automotivo diretamente ligado à Engenharia de Desenvolvimento do Produto liderando times multifuncionais e culturais. Atualmente Gerente de Engenharia do Produto Carroceria no grupo FCA LATAM. Em 2019 passou a integrar a mesa diretora da SAE regional Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do país."

  • Mauricio C. Lobão

    Gestor de cálculo do Grupo Aethra. Cursou a graduação e concluiu o mestrado na UFSC. Em 2007, completou seus estudos de doutorado na Swansea University, que contribuíram para uma sólida experiência em Mecânica dos Sólidos e Método dos Elementos Finitos. Ele é responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de produtos, com o objetivo de implementar soluções inovadoras e novas tecnologias em projetos. Nos últimos 7 anos, esteve envolvido principalmente em análises estruturais, dinâmicas e de fadiga de componentes automotivos, tais como: sistemas de combustível, suspensão traseira e dianteira, pára-choques, suportes de painel, defletores de calor e trilhos de banco. Através do uso de acelerômetros, potenciômetros, extensômetros, células de carga e aquisição de dados, desenvolveu estudos de correlação numéricos / experimentais em pára-choques, suportes de painel e eixo traseiro