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Três equipes do Centro-Oeste estão inscritas na 26ª Competição Baja SAE BRASIL, este ano com novos desafios

Mar 03 2020

São Paulo – Duas equipes do Distrito Federal (DF) e uma do Mato Grosso do Sul (MS) representam a região Centro-Oeste na 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, que reunirá cerca de mil estudantes de cursos de engenharia de Norte a Sul do País no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), de 11 a 15 de março.


Este ano a competição tem 73 equipes inscritas de 13 Estados mais Distrito Federal, de 63 instituições de ensino superior. Além de projetar e construir os carros off road, os universitários são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, na parte técnica e gestão financeira dos projetos.

A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral a representar o País na competição mundial Baja SAE Illinois, promovida pela SAE International, nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho próximo.

Equipes – Pelo DF estão inscritas as equipes UnBaja e Piratas do Cerrado, ambas da Universidade de Brasília (UnB) e por Mato Grosso do Sul, a equipe Javalis Baja, da Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande - MS).

Destaques - Distrito Federal – A veterana equipe Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB), participa de competições regionais Baja SAE Brasil desde 1998. Em 2019 estreou na Etapa Nacional com a 14ª posição na classificação geral entre 79 equipes e foi premiada a melhor equipe da região Centro-oeste. “Buscamos um projeto resistente e apto a aguentar todos os desafios da competição, principalmente o Enduro, a prova mais desafiadora em nossa opinião”, diz Pedro Carvalho Gomes, capitão da equipe, 22 anos, 6º semestre de Engenharia Mecânica. Para dar mais leveza ao protótipo a equipe usou softwares de simulação no desenvolvimento de peças, além de materiais tratados termicamente para mais resistência e menos peso. Também apostou em melhorias na dirigibilidade, por meio de estudos para reduzir variações lineares e angulares dos parâmetros de direção, além de projetar a suspensão e a direção para aperfeiçoar o controle do carro durante as provas dinâmicas.

A UnBaja, também da UnB, estreia este ano na etapa nacional da Baja com o projeto  UNB-5, iniciado em janeiro de 2019 para concorrer na etapa regional.  O projeto atual foca na confiabilidade do veículo e inclui reestruturação da geometria da suspensão, barra estabilizadora na traseira, redução das dimensões da gaiola, novos amortecedores e sistema de transmissão fixa, com caixa de redução, amortecedores e outros componentes em alumínio, para redução de peso. Para garantir a integridade estrutural foram aplicados os processos de soldagem TIG (Tungsten Inert Gás) e MIG (Metal Inert Gas), técnicas para a solda de alumínios e suas respectivas ligas com resultados de alta qualidade. “Alçar novos vôos, adquirir experiência e demonstrar o nosso potencial e esforço dedicados ao carro” são as nossas principais motivações”, destaca João Gabriel Paulino de Souza, 20 anos, 7° semestre de Engenharia Automotiva, capitão da UnBaja.

Novos desafios – Pela primeira vez na programação a 26ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional inclui, as provas de Retomada e Super Prime. Individual, a prova de Retomada será numa pista em forma de “U” e exigirá o melhor desempenho dinâmico do sistema de direção, freios e powertrain, além da habilidade do piloto. O objetivo dessa prova é avaliar a capacidade de se restabelecer a máxima aceleração/velocidade do veículo depois de reduzir drasticamente em curva acentuada. A Super Prime será uma disputa entre dois carros em uma pista de traçado específico e individual, exclusivo para a atividade, na qual a habilidade dos pilotos também será avaliada. De caráter eliminatório, vence e leva o troféu a equipe que chegar na frente em cada etapa até o final. Participam todas as equipes cujos carros tenham sido aprovados em todos os quesitos de segurança.

Tecnologia - Outra inovação este ano é a ferramenta Smart-Insp, que dará suporte ás avaliações de desempenho pela padronização na coleta de informações, com ganho de produtividade na obtenção dos resultados. Todo processo será feito eletronicamente e os resultados divulgados em tempo real na internet.

“Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE BRASIL a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula”, observa Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL 2020/2021.

O Baja SAE – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul (EUA) e a primeira competição realizada naquele país em 1976. Lançado o Projeto Baja SAE BRASIL em 1994, no ano seguinte se realizou a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002, e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (Piracicaba-SP), onde permaneceu até 2015. Em 2016 a competição passou para o endereço atual, em São José dos Campos (SP).

26ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional - De 11 a 15 de março de 2020 - Parque Tecnológico de São José dos Campos - Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec.

PROGRAMAÇÃO (sujeito a alteração)

Dia 11 (quarta-feira) – 18h - Cerimônia de abertura;

Dia 12 (quinta-feira) – 9h às 18h - Inspeções técnicas de segurança dos veículos; avaliação de projeto dinâmico e segurança dinâmica;

Dia 13 (sexta-feira) - 8h30 às 19h50 – Apresentação de projetos e verificação de segurança dinâmica;

Dia 14 (sábado) - 9h às 18h20 – Provas de Aceleração e Retomada, Tração, Manobrabilidade, Suspensão; Super Prime e Design;

Dia 15 (domingo) – 10h – Enduro; 15h30 - encerramento e premiação.

 

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