Notícias da SAE BRASIL

 
     

SAE BRASIL discute obrigatoriedade do ESC para veículos comerciais

Apr 17 2019

A partir de 2022, novos projetos de ônibus, caminhões e carretas deverão sair equipados de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESC), conforme a Resolução Contran 641/16. A partir de 2024, a medida valerá para os demais veículos. Discutir rotas de transição é um dos objetivos do 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos, que será realizado dias 8 e 9 de maio, na Casa Perlage, em Farroupilha, RS.

Um dos principais fóruns mundiais de discussão sobre tendências em sistemas de freios e controles de movimentos, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas e universidades, sob a direção do engenheiro Alexandre Casaril, chefe de Engenharia e Inovação da Fras-le. A programação contará com painéis de debates, apresentações de trabalhos técnicos, mostra de engenharia e test drive com modelos da Mercedes-Benz (Axor 2041 4x2 Rodoviário), Volkswagen (Delivery Express e TGX 28-440) e Volvo (Caminhão 6x4 VM Autônomo).

O tema “Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade – Desafios e Oportunidades” norteará as discussões do segundo painel, a partir de aspectos como legislação, obstáculos e alternativas de operacionalização, necessidades do usuário e custos envolvidos. “A obrigatoriedade do ESC é mais um passo para o incremento da segurança veicular no Brasil, mas ainda há questões de ordem técnica e operacional em aberto”, aponta Casaril.

Mediado por Silvia Faria Iombriller, supervisora de Desenvolvimento do Produto da Ford e coordenadora do Grupo de Freios do CB-05 da ABNT, o painel receberá César Augusto Ferreira, diretor de Tecnologia e Inovação de Produto – Divisão Autopeças das Empresas Randon; Germano Collobialli, gerente de Aplicação e Assistência Técnica – América do Sul da WABCO; Luis Fernando Nuss, engenheiro do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus; e Pedro Orlando, gerente de Engenharia da Knorr-Bremse Brazil.

Além de painéis, o encontro contará com apresentações de 15 trabalhos técnicos, nacionais e estrangeiros, em diversas áreas de interesse, como testes e validações, modelagens e simulações, materiais e matérias-primas, ruídos e vibrações, sistemas auxiliares de frenagem e eletrônica em sistemas de freios. “Os eventos da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e oferecem aos profissionais da engenharia conteúdo fundamental para os desafios competitivos”, aponta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Mostra – O encontro contará ainda com mostra de engenharia para apresentação de lançamentos em produtos e serviços. Entre as empresas expositoras estão AL-KO Technology, Braslux, Brembo, Brex, Ferdinand Erlmann, Formale, Fras-le/ Master, Green Steel, Horiba, Itaprochim, Knorr-Bremse, Link, MPT Prazisionstelie GmbH, Performance Brakes, Rimsa, Shandong, SI Group, Siemens, Sinalsul, Superior Graphite, Timken, Toigo, UCS, VirtualCAE/ Try Tests/ CarSim, Wabco e Wolverine/ Tekno.


Organizado pela SAE BRASIL – Seção Caxias do Sul, dirigida pelo engenheiro Marcelo Kuver, o 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores: Anfir, APL, Bosch, Brex, CBMM, Centro Tecnológico Randon (CTR), Ferdinand Erlmann, Fras-le/ Master, IQA, Itaprochim, Knorr-Bremse, Mercedes-Benz, MundoCoop, Siemens, Smarttech/ Multittech, Shandong, UCS, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Wabco e Wolverine/ Tekno.


PROGRAMAÇÃO

8 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

08h30 – Deslocamento da Casa Perlage para o Centro Tecnológico Randon

09h30 – Test drive no Centro Tecnológico Randon

14h05 – Solenidade de abertura na Casa Perlage

14h40 – Painel “Novas Tecnologias – Impactos no Sistema de Freios”, com David Antanaitis, engenheiro líder global para Sistemas de Freio da General Motors; Antonio Carlos de Oliveira, engenheiro especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus; Luiz Balcewicz, gerente de Projetos, Pesquisa e Engenharia Avançada da Volvo do Brasil; e Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Robert Bosch. Mediação de Wagner Fonseca, sócio-diretor da Netz Engenharia Automotiva

16h55 às 20h15 – Apresentações de trabalhos técnicos


9 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

08h30 às 15h15 – Apresentações de trabalhos técnicos

15h45 – Painel “Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade – Desafios e Oportunidades”, com César Augusto Ferreira, diretor de Tecnologia e Inovação de Produto – Divisão Autopeças das Empresas Randon; Germano Collobialli, gerente de Aplicação e Assistência Técnica – América do Sul da WABCO; Luis Fernando Nuss, engenheiro do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus; e Pedro Orlando, gerente de Engenharia da Knorr-Bremse Brazil. Mediação de Silvia Faria Iombriller, supervisora de Desenvolvimento do Produto da Ford Motor Company e coordenadora do Grupo de Freios do CB-05 da ABNT

16h40 – Sessão de encerramento e entrega de Certificado Best Paper


14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos
Data: 8 e 9 de maio de 2019, a partir das 8h30
Local: Casa Perlage - rua Humberto de Alencar Castelo Branco, 603, Bairro Do Parque, Farroupilha - RS
Programação completa: http://bit.ly/14ColloquiumFreios




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581