Notícias da SAE BRASIL

 
     

SAE BRASIL anuncia profissionais de destaque do ano e vencedor de prêmio máximo da entidade

Sep 07 2018

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer foi o vencedor do Prêmio SAE BRASIL 2018, o principal reconhecimento da entidade, concedido anualmente a uma personalidade com relevantes contribuições para a mobilidade do país, envolvimento em projetos nacionais e internacionais, e grande representatividade no meio. A entrega ocorreu durante o Jantar de Encerramento do Congresso SAE BRASIL 2018, no dia 5 de Setembro, no São Paulo Expo.

“Em nossa empresa estamos sempre motivados a construir o futuro da mobilidade, inventando e reinventando caminhões, ônibus, veículos comerciais leves e automóveis. Mostramos ao mundo novas maneiras de transportar pessoas e cargas, de se conectar ao veículo, de utilizar avançadas tecnologias e recursos como instrumentos de trabalho”, afirma Schiemer.

De acordo com o executivo, o reconhecimento de uma entidade como a SAE BRASIL motiva a seguir contribuindo com os avanços da mobilidade e a inspirar os colaboradores da Mercedes-Benz do Brasil a compartilhar com ele essa missão. “Vamos disseminar conhecimentos e experiências e trazer para dentro de nossas empresas as melhores lições de como a tecnologia pode melhorar a cadeia ´produtiva, os veículos, o transporte e, principalmente, o nosso futuro”, assinala Philipp Schiemer.

Na ocasião também foram anunciados os destaques da Mostra Tecnológica da edição deste ano do Congresso, que contou com a participação de 52 empresas. Receberam a premiação as empresas Aptiv, FCA e Valeo.

Destaques do ano
Além do prêmio máximo da entidade, foram entregues homenagens aos profissionais de destaque do ano em 10 categorias, escolhidos pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL.

Em Caminhões e Ônibus, o homenageado foi Renato Mastrobuono, diretor da Consultoria Rmastrobuono; em Educação de Base Tecnológica, Romero Portella Filho, Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC); na categoria Educação de Engenharia, a homenagem foi para o Prof.  Dr. Antonio Carlos Canale, do Departamento de Engenharia de Materiais Aeronáutica e Automobilística da USP; em Ferroviário, o homenageado foi Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e em Inovação Tecnológica, o destaque foi Giuliano Silva, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Mercedes-Benz do Brasil. Já na categoria Manufatura, Sandro Adolfo Trentin, diretor de tecnologia e inovação da Randon Implementos foi escolhido como destaque; Rodrigo Barjas Amado, General Manager Automotive da CBMM na categoria Materiais; Camilo Adas, Senior Manager Development da Mercedes-Benz do Brasil em Projeto do Produto; Lauro Yutaka Takabatake, Engineering  Director da Turbochargers and New Products da BorgWarner em Propulsão / Emissões e Alexandre Luiz Pagotto, Gerente de Marketing da Divisão Sistemas de Controle de Chassis da BOSCH em Segurança Veicular.

“É de grande importância dar o devido reconhecimento àqueles que se dedicam ao fomento e ao desenvolvimento da engenharia de mobilidade no Brasil e essa é uma das missões da SAE BRASIL. Os profissionais homenageados, cada um em sua área, fazem a diferença, contribuindo de forma relevante para tornar nossa engenharia cada vez mais forte e fonte de soluções criativas diante de tantos desafios”, destaca o presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia.

Palavra dos homenageados
Para Lauro Yutaka Takabatake, da BorgWarner, homenageado na categoria Projeto do Produto pelo desenvolvimento de turbos para carros de passeio no Brasil, o reconhecimento serve como estímulo pela superação dos desafios na condução de um projeto. “O trabalho para o desenvolvimento de turbos para carros de passeio no Brasil foi realizado com sucesso por um time de jovens engenheiros brasileiros, desde o design, testes de desempenho, e extensas validações, até os testes em conjunto com a montadora e o lançamento no mercado. O resultado foi o desenvolvimento do turbo B01 para a utilização em carros de passeio com motorização desde 0,8 até 1,6 litros, com motores de 3 ou 4 cilindros, e utilizando tanto gasolina ou etanol, em qualquer proporção, ou seja um verdadeiro ‘TurboFlex’”, ressalta o engenheiro.

"Receber a homenagem da SAE BRASIL na categoria Ferroviário é motivo de muito orgulho e nos estimula a dar sequência aos desafios da mobilidade em nosso País, buscando sempre a integração entre os diversos modos de transporte. Agradeço ao Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2018 e ao Conselho da SAE BRASIL por esta honrosa indicação", afirma o presidente da ABIFER, Vicente Abate, homenageado na categoria Ferroviário.

Giuliano Silva, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Mercedes-Benz do Brasil, destaque do ano na categoria Inovação Tecnológica, a homenagem da SAE BRASIL representa uma confirmação de ter feito as escolhas certas em sua trajetória profissional. “Há determinados momentos na vida em que não temos certeza absoluta se o caminho que escolhemos é o melhor ou se teremos êxito ao segui-lo. Tudo o que podemos fazer é confiar em nossas convicções e seguir a diante. Durante nossa carreira profissional isso não é diferente, a cada decisão precisamos avaliar uma infinidade de possibilidades, decidir quais são as melhores alternativas e trabalhar acreditando que alcançaremos o melhor resultado. No final, o que nos guia, além das armas com as quais enfrentamos nossos desafios diários - o conhecimento, a experiência, a intuição e o coração -, é o apoio das pessoas que fazem parte das nossas vidas. Seja a família, os amigos ou os colegas de trabalho, esse suporte é o que nos define e é através dele que nos reconhecemos. Por isso, me sinto extremamente feliz e grato à SAE pela homenagem que recebo junto com outros colegas este ano, reflexo da dedicação dos nossos times e das muitas pessoas, dentro e fora deles, que viabilizaram nosso trabalho. Podemos afirmar que estamos no caminho certo”, declara Giuliano.

“Sinto-me feliz e honrado por ser homenageado pela SAE BRASIL na área do Ensino de Engenharia, na qual investi os meus esforços e entusiasmo por quase 40 anos. A minha maior satisfação é ver que muitos dos meus alunos, associados da SAE, desempenham papel relevante na Engenharia da Mobilidade no Brasil e no exterior. Pela importância da SAE no Brasil e no mundo me sinto lisonjeado e isto me encoraja e me estimula a continuar na Área do Ensino da Engenharia da Mobilidade”, salienta o professor da USP, Antonio Carlos Canale.