Notícias da SAE BRASIL

 
     

Público de 12 mil pessoas participa do Congresso e Mostra Tecnológica SAE BRASIL 2018

Sep 18 2018

Um público de 12 mil pessoas participou do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, realizado de 3 a 5 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista. Pela primeira vez, o evento foi realizado de forma simultânea com a  ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio e 8º Congresso Internacional do Alumínio, promovidos pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) com organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Explorando o tema da “Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade”, a edição deste ano do Congresso SAE BRASIL teve na questão do uso do alumínio pela indústria automotiva um dos seus pontos principais, resultado bem sucedido da parceria com a ABAL. “A combinação de fazer o evento junto com a ExpoAlumínio foi muito positiva porque atraiu muitos engenheiros hoje bastante focados em materiais, o que também está dentro do DNA da engenharia”, analisa o gerente de qualidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina, Richard Christian Schwarzwald, presidente do Congresso SAE BRASIL 2018. “A parceria acabou energizando nossas discussões em torno dos materiais e o alumínio hoje é muito importante como elemento para a redução de peso dos veículos”, acrescenta Schwarzwald.

Painéis temáticos
O Congresso SAE BRASIL 2018 promoveu nove painéis temáticos no decorrer dos três dias do evento, registrando a participação de 65 palestrantes de diferentes segmentos da engenharia da mobilidade, entre representantes da indústria, da academia e profissionais especializados. Ao todo, foram 23 horas de conteúdo de alto nível. Destes painéis, três foram os chamados âncoras. O primeiro foi o Painel Presidentes, que neste ano contou com a participação dos presidentes latino-americanos da Fiat Chrysler, Bosch e Scania, além do presidente eleito da SAE International para 2019. “O papel do etanol nos powertrains do futuro, dos híbridos à célula a combustível - Desafios e Oportunidades para os engenheiros brasileiros” foi o tema central do Painel Engenheiros-chefe. Por sua vez, o Painel Internacional trouxe executivos do alto escalão da engenharia da mobilidade mundial para debater o tema “How the automotive industry is appropriating the future now & How the mobility market is evolving for tomorrow - Beyond the Megatrends”.

Quanto aos demais painéis temáticos, o da Transformação Digital ofereceu ao público um showcase de novas tecnologias com recursos de realidade aumentada e teve uma mesa redonda sobre a transformação digital na mobilidade. O Painel Educação de Engenharia debateu a formação dos engenheiros no Brasil e o anseio por inovações no currículo acadêmico. O Painel Caminhões e Ônibus tratou dos desafios para se encontrar soluções inovadoras no transporte rodoviário de cargas e passageiros. Já o Painel Ferroviário discutiu os avanços tecnológicos e o sistema de gestão do transporte de cargas e passageiros em linhas férreas. O Painel Operações Industriais Conectadas debateu a transformação de indústria atual e a construção da indústria do futuro. E o Painel Duas Rodas abordou a tendência da eletrificação no segmento das motocicletas.

A Mostra Tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2018 contou com a participação de 52 empresas do segmento automotivo. Em seus estandes, os expositores apresentaram uma série de inovações em termos de soluções de engenharia automotiva, aperfeiçoamento de autopeças, sistemas de segurança, recursos eletrônicos, design e tendências para o futuro da indústria, inclusive com projeções rumo à eletrificação e também à direção autônoma. Algumas dessas empresas chegaram até mesmo a fazer interações com o público no espaço HUB Tecnológico.

Na importante esfera dos tradicionais “papers” SAE, o Congresso SAE BRASIL 2018 finalizou todo um cronograma de preparação dos trabalhos técnicos (papers) por profissionais e acadêmicos do setor da mobilidade. Durante todo o primeiro semestre os papers passaram pelos trâmites de concepção, formatação, revisão e aprovação, e no Congresso os 116 trabalhos melhor classificados no ranking foram apresentados. Conforme avaliação do público e do comitê técnico do Congresso SAE BRASIL, o melhor paper nacional foi apresentado por Francisco Leme Galvão, com uma proposta de um projeto de pesquisa para redução do arrasto de fricção em aeronaves. Já em relação aos papers internacionais, o trabalho melhor qualificado foi o de David Company Molina, que abordou o tema “Tracking 3D Technology for HIC (HEAD IMPACT CRITERION) Calculation and Restraint System Improvement”.

Para o presidente do Congresso SAE BRASIL 2018, o saldo do evento foi bastante positivo. “Tenho certeza que aqueles que visitaram os estandes, assistiram aos painéis, com a participação de pessoas que realmente contribuíram com muita informação, além das apresentações dos papers, feitas por profissionais de altíssimo nível e com grande visão de futuro, ficaram satisfeitos com o que viram”, resume Richard Christian Schwarzwald. “Foi bastante positiva a adesão das empresas, dos profissionais, vi muitos jovens engenheiros, muitos técnicos. Revi muitas pessoas que apostam na engenharia do futuro, que estiveram aqui para compartilhar e debater assuntos que discutimos há tempos, mas de uma forma coordenada, focada e objetiva”, completa.