Notícias da SAE BRASIL

 
     

Em tempos de transformação, Congresso SAE BRASIL 2018 tem início para discutir novos rumos para a engenharia da mobilidade

Sep 03 2018

O 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018 teve início na manhã desta segunda-feira, dia 3 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento portareúne anualmente as principais lideranças nacionais e internacionais envolvidas na questão da engenharia da mobilidade e neste ano tem como tema central “A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade”.

Na cerimônia de abertura, as lideranças presentes se referiram à atualidade como tempos de grande transformação para a indústria automotiva. “As mudanças são muito rápidas e tudo isso em um cenário de incertezas políticas e econômicas, que reforçam o quanto precisamos unir forças de profissionais ligados à indústria e à academia, bem como de autoridades responsáveis pela estrutura viária para que consigamos acompanhar e participar desse processo de mudança acelerada”, afirmou o presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia, que salientou a relevância do tema selecionado para este ano. “O tema não poderia ser mais oportuno, pois acredito que estamos no momento ideal para buscar novos modos para pensar os negócios, abrindo espaço para o conhecimento e a criatividade em favor da qualidade de vida que a mobilidade pode trazer às pessoas”, completou.

Presidente do Congresso SAE BRASIL 2018, o executivo Richard Schwarzwald, da FCA, disse se sentir privilegiado por perceber os avanços conquistados na engenharia da mobilidade. “Estamos vivenciando um momento único, disruptivo em termos de produto, processos, avanços tecnológicos, que envolve montadoras, sistemistas, autopeças e demais integrantes da cadeia do setor da mobilidade”, disse o presidente do Congresso, enaltecendo a importância do setor para a sociedade. “Mobilidade é pensar na sociedade, pensar em como melhorar a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou.

Na sequência, o presidente eleito da SAE International para 2019, Paul Mascarenas, destacou a parceria de sucesso entre a instituição que irá presidir e a SAE BRASIL na realização de eventos que tenham como objetivo a discussão do futuro da engenharia da mobilidade. Por sua vez, o diretor geral da SAE BRASIL, Otacílio Gomes Jr., frisou a credibilidade do evento para o segmento. “Nós nos esforçamos muito para oferecer um conteúdo de extrema relevância em nossos painéis, baseado nessa grande transformação da indústria”, falou Otacílio, destacando ainda as sessões de apresentação de 116 trabalhos técnicos (papers) por parte de profissionais e acadêmicos do setor da mobilidade nos três dias de evento.

Entre as autoridades convidadas que marcaram presença na abertura do Congresso SAE BRASIL 2018, o presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional dos Fabricantes de Autopeças), Dan Ioschpe, disse acreditar que as mudanças da indústria serão mais rápidas do que se espera, como no caso da tendência da eletrificação. Além disso, Dan Ioschpe destacou que o Brasil tem papel fundamental nas transformações da indústria automotiva mundial. “Precisamos elevar o debate em torno do etanol, por exemplo, um combustível que possui uma grande relação com o Brasil e que pode ser uma alternativa importante para o avanço da mobilidade em todo o mundo”, argumentou.

O presidente da ANFAVEA (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores), Antonio Megale, afirmou que a indústria automotiva vive hoje a maior transformação de sua história, contemplando inovadoras tecnologias e estabelecendo novos modelos de negócios. Além disso, Megale destacou o bom momento da indústria automotiva no Brasil, baseado em números que apresentou ao público na ocasião. “Registramos no último mês de agosto o licenciamento de quase 250 mil veículos, um resultado surpreendente e que demonstra que a indústria brasileira está em crescimento”, analisou Megale.

Já o secretário estadual de Energia e Mineração, João Carlos de Souza Meirelles, lembrou-se do desenvolvimento da tecnologia flex fuel na indústria automotiva brasileira desde 2003 e salientou que “o talento da engenharia nacional fará o Brasil ser protagonista no processo de transformação da mobilidade internacional”.

Transformação Digital
Após os discursos das autoridades na cerimônia de abertura e o desenlace simbólico da fita inaugural da Mostra Tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2018, o auditório recebeu o Painel Transformação Digital, que numa primeira etapa teve exibição de novas tecnologias disponíveis. O primeiro a se apresentar foi o gerente de desenvolvimento de sistemas da Mercedes-Benz do Brasil, Giuliano Alves da Silva, que abordou a transição da indústria 3.0 para a 4.0 e demonstrou recursos tecnológicos desenvolvidos na Mercedes, como um aplicativo que auxilia a gestão de dados da montadora, possibilitando diagnósticos mais precisos de problemas na produção.

O gerente de marketing industrial da Here Technologies, Brendan Foley, empresa de Plataforma Aberta de Localização, apresentou o trabalho desenvolvido na área de inteligência de localização, com o mapeamento digital de mais de 200 países. O objetivo foi mostrar como os sensores dos veículos podem ser usados para as novas experiências de mobilidade por meio de uma demonstração de realidade aumentada  os diferentes elementos da inteligência de localização dentro de uma visão de cidade tridimensional.

O diretor de sistemas de engenharia da RSA Security para a América Latina e Caribe, Marcos Nehme, falou sobre segurança da informação e advertiu o público que os chamados cibercriminosos melhoraram seus ataques e que a indústria tem trabalhado para inibir o risco digital. Já o gerente de transformação digital da FCA (Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda.), Djan Magalhães Castro, explicou como a FCA trabalha a questão da transformação digital.

PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA (04/09)
PAINEL CAMINHÕES E ÔNIBUS
Tema: Adequação das plataformas globais às necessidades locais, novas legislações, e compatibilidade com confiabilidade e custos operacionais para o mercado local.
Parte I – das 9h às 10h30 | Painel Ônibus
Alexandre Parker (Public Affairs – Volvo)
Paschoal Federico Neto (Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos - Mercedes Benz do Brasil)
Rogério Pires (Diretor - Divisão de Mobilidade – VoithTurbo)
Paulo Pomaleski (Gerente de projetos e responsável pelo Departamento de Serviços de Engenharia: CAE/ Simulações e Engenharia Experimental – Smarttech)
Mediador: Decio Del Debbio (Consultor e colaborador do comitê de Caminhões e Ônibus e comissão de Tecnologia Diesel na SAE BRASIL).

Parte II – das 11h às 13h | Painel Caminhões
Dennis Huibregtse (Chief Executive Officer - Power Systems Research)Marco Diniz (Eaton)
Marco Tulio R. Ricci (Gerente executivo de Engenharia - Maxion Structural Components)
Mauro Simões (Gerente Executivo de Pré Desenvolvimento da Volkswagen – MAN)
Rubens Encinas Garcia (Gerente executivo de Engenharia de caminhões – Scania)
Mediador: Camilo Abduch Adas (Gerente do Projeto de Campo de Provas na Mercedes-Benz do Brasil e Conselheiro SAE Brasil para tecnologia e para definição estratégica SAE BRASIL do Futuro).

PAINEL FERROVIÁRIO – 14h
Palestra: "O futuro da Manutenção Ferroviária Brasileira / Contratos MSA".
Palestrante: Evandro Barros, Service Manager, GE Transportation
Palestra: "Identificação de Carregamento e Cálculo de Durabilidade para Vagões de Carga"
Palestrante: Marcelo Toledo, engenheiro GBMX (Greenbrier Maxion)
Palestra: “Transporte Ferroviário de Média Distância e sua contribuição para o Desenvolvimento Regional Intercidades
”Palestrante: Ricardo Sanchez, gerente comercial, CAF BRASILMediador: Vicente Abate (Presidente da ABIFER)

PAINEL ENGENHEIROS-CHEFE – 16h            
Tema: O papel do etanol nos powertrains do futuro, dos híbridos à célula a combustível - Desafios e Oportunidades para os engenheiros brasileiros.
Aldo Marangoni (Chefe de Engenharia de Powertrain Emea, FCA)
Fabio Coral Fonseca (Gerente do Centro de Células a Combustível no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e Professor do Programa de pós-graduação IPEN-USP)
Gino Montanari (R&D Manager, Marelli)
Ricardo Abe (Gerente de Engenharia de Produto, Nissan do Brasil)
Roger Guilherme (Gerente de Powertrain, Volkswagen)
Mediador: Pedro Manuchakian (Consultor)

SAE BRASIL Awards Ceremony – 18h30
Sessão de premiações da SAE BRASIL. Na edição deste ano, um dos destaques é o Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro – Dr. Ozires Silva. A premiação reconhece jovens profissionais da engenharia que demonstrem excepcional desempenho em áreas de soluções inovadoras (produto e processo), aprimoramento da qualidade, redução de custos e sustentabilidade. Já o Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia destaca jovens recém-formados que estão dispostos a contribuir intelectualmente com o mercado da mobilidade nacional.
Por sua vez, o Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Tecnologia da Informação presta reconhecimento a estudantes do ensino técnico e superior de todo o Brasil.