Notícias da SAE BRASIL

 
     

Inscrições para o prêmio Educação de Engenharia, promovido pela SAE BRASIL, vão até 16/7

Jun 27 2018

Anualmente, a SAE BRASIL, associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia, concede o Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia com o objetivo de reconhecer jovens recém-formados dispostos a contribuir intelectualmente com o mercado da mobilidade nacional. O anúncio dos vencedores da edição de 2018 ocorrerá na SAE BRASIL Awards Ceremony, a ser realizada no dia 4 de setembro, às 18h30, durante o Congresso SAE BRASIL 2018, no São Paulo Expo.

Podem participar do Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia estudantes de Ensino Médio e Superior de todo o Brasil com trabalhos de conclusão de curso a partir de julho de 2017.

Os autores dos três melhores trabalhos poderão escolher entre os prêmios, que incluem bolsa de estudos no Instituto Mauá de Tecnologia para um curso de pós-graduação, associação por um ano ou renovação da anuidade da SAE BRASIL, R$ 2.500,00 em crédito de produtos de educação e/ou eventos promovidos pela SAE BRASIL e R$ 2.000,00 também em cursos e/ou eventos pela entidade.

Os prêmios são escolhidos de acordo com a classificação. As regras estão disponíveis no portal http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso/trabalhos-estudantis/educacao-de-engenharia. Para os autores do trabalho vencedor da edição de 2017, Sérgio Augusto P. Costa e Augusto César T. Malaquias, o interesse em participar do Prêmio se deu a partir da premiação de um colega em outra edição.

“Para nós, foi uma conquista que não só contribuiu para a nossa formação acadêmica, mas também para o reconhecimento nacional do Centro de Tecnologia da Mobilidade -  CTM UFMG, laboratório em que  trabalhamos diariamente”, afirmam os autores do trabalho “Construção e Validação de um Modelo Computacional para Injeção de Água em Motores de Combustão Interna”, da Universidade Federal de Minas Gerais, que ficou em 1º lugar em 2017. 

"Devido ao trabalho que a SAE BRASIL desenvolve de integrar os meios acadêmico e industrial, participar do Congresso foi uma grande oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido na universidade para pessoas que estão no ramo da indústria e aprender com a experiência que essas pessoas adquiriram com seu trabalho, assim como possibilitar a formação de parcerias entre indústria e universidade. Também foi possível trocar experiências com os demais universitários participantes sobre os trabalhos desenvolvidos e a forma com que a pesquisa é desenvolvida em cada universidade. No geral, ter o meu trabalho escolhido como um dos melhores trabalhos estudantis foi uma chance de obter um aprendizado relevante, assim como um incentivo para continuar o trabalho na área e seguir com o desenvolvimento da pesquisa como trabalho de pós-graduação", destaca Caio Henrique Rufino, primeiro colocado na edição de 2015 do Prêmio com o trabalho “Motor com ajuste mecânico de Taxa de Compressão e Cilindrada”, da Unicamp.

Os trabalhos para a edição de 2018 do Prêmio devem ser inscritos até 16 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo email trabalho.estudantil@saebrasil.org.br