Notícias da SAE BRASIL

 
     

Futuro da mobilidade é tema do Congresso e Mostra Tecnológica SAE BRASIL 2018

Apr 25 2018

“A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade” é o tema do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerão de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A 27ª edição traz uma novidade: será a primeira vez que ocorrerá de forma integrada a um evento de outro setor, a ExpoAlumínio, realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Simultâneas e compartilhando um mesmo pavimento de três mil metros quadrados, as duas programações esperam reunir um público aproximado de 17 mil visitantes, em três dias de atividades.  

Essa iniciativa de integração deu largada à parceria firmada entre a SAE BRASIL e a Reed Exhibitions Alcantara Machado para evidenciar os avanços da mobilidade também em outros eventos do setor automotivo. A agenda conjunta reafirma o propósito do Congresso SAE BRASIL 2018 de levar adiante a discussão dessa temática, cada vez mais impulsionada pela velocidade das mudanças que conduzem a evolução dos veículos e dos sistemas integrados de mobilidade inteligente.

“Nosso setor vivencia um momento único, disruptivo em termos de produto, processos, avanços tecnológicos, que envolve montadoras, sistemistas, autopeças e demais integrantes da cadeia do setor da mobilidade”, enfatiza Richard Christian Schwarzwald, presidente do Congresso SAE BRASIL 2018 e diretor de Qualidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. A empresa é a host do evento neste ano.

A pauta do Congresso dará ainda mais visibilidade a esse contexto, trazendo a questões que reforçam o compromisso da SAE BRASIL com a geração de conhecimento, a atualização tecnológica e o estímulo à troca de experiências e aplicações voltadas à Engenharia da Mobilidade. Isso se aplica desde a necessidade de repensar como estão sendo atendidas novas demandas que já modificam o presente do transporte individual ou coletivo – de pessoas, matérias-primas e bens de consumo – até as inovações tecnológicas que traçam novos horizontes para a hiperconectividade eficiente dos modais automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.

Essas são abordagens que ganharão amplitude nos três pilares de atividades, que são os carros-chefes da programação do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018: os Painéis Temáticos, as Sessões de Papers (Trabalhos Técnicos) e a Mostra Tecnológica.

 “Expomos e debatemos o ‘estado-da-arte’ em tecnologias, avanços e inovações do mercado para atender às expectativas de pessoas, empresas e academia, com foco em tornar a jornada da mobilidade uma experiência cada vez mais acessível, simples e eficiente em todos os aspectos”, acrescenta Richard Christian Schwarzwald.

Segundo ele, a cada ano, o Congresso SAE BRASIL procura evoluir em sua contribuição contínua e decisiva junto à comunidade de profissionais e acadêmicos, bem como junto à indústria de veículos, componentes e serviços, atendendo aos grandes interesses do País.

“A mobilidade é um conceito que ganha força em um mundo que não funciona parado. Isso posiciona os engenheiros automotivos no centro de um desenvolvimento que nos move rumo ao futuro”, finaliza Schwarzwald.

Destaques da programação:  

Painéis Temáticos 
Nove painéis que reunirão os principais representantes da comunidade automotiva para debater e compartilhar a visão de futuro do setor conectado à mobilidade. Serão três Painéis Âncora, um por dia, liderados por presidentes de montadoras, sistemistas, engenheiros-chefes e um Painel Internacional. A novidade deste ano está em dois dos seis Painéis Temáticos, que agruparam iniciativas em áreas correlatas:
Dia 3/09 – Transformação Digital (TI, Telemática e Segurança Veicular) e Educação de Engenharia
Dia 4/09 – Caminhões & Ônibus e Ferroviário
Dia 5/09 – Operações Industriais Conectadas (Manufatura, Qualidade, Logística e Suprimentos) e Duas Rodas  

Sessões de Papers (Trabalhos Técnicos)
Apresentação de 116 trabalhos técnicos (papers) voltados à questão da mobilidade, desenvolvidos por engenheiros que atuam em empresas e universidades. São teses e estudos que viabilizam propostas e soluções importantes, que se destacam como referencial com alto potencial de utilização e aplicabilidade pelas indústrias e áreas de Pesquisa e Desenvolvimento do setor na superação dos desafios de seus projetos.

Os trabalhos ainda concorrerão aos prêmios SAE BRASIL nas categorias de “Melhor Paper Nacional”, “Melhor Paper Internacional” e “Melhor Paper de Meio Ambiente”. Todos são submetidos a um processo de avaliação, que tem sua etapa final realizada durante as apresentações no evento, em linha com os critérios adotados pela SAE INTERNATIONAL.

Os vencedores serão anunciados no dia 5 de setembro e participarão de uma cerimônia de premiação que ocorrerá posteriormente. O autor principal do “Melhor Paper Nacional” será convidado pela SAE BRASIL a visitar a edição 2019 do Congresso da SAE INTERNATIONAL, sediado em Detroit (EUA). Ao todo, 347 papers foram inscritos em 2018.  

Mostra Tecnológica
Ao longo dos três dias de programação, os visitantes poderão interagir com as principais inovações do mercado e as tecnologias de mobilidade. Todos os anos, as mais importantes empresas e entidades ligadas à mobilidade, em especial, representantes da indústria de veículos e de componentes antecipam o futuro em seus estandes. Em 2018, a mostra tecnológica do Congresso contará com importantes empresas, como Schaeffler, Robert Bosch, CBMM, FIAT Chrysler Automobiles (FCA), General Motors do Brasil, Metalúrgica FEY, Brose, Toyota, Teksid, NSK, Maxion Wheels and Maxion Structural Components –  divisons of IOCHPE-MAXION.