Notícias da SAE BRASIL

 
     

Quatorze equipes do Sul estão inscritas na 24ª Competição Baja SAE BRASIL PETROBRAS

Feb 20 2018


  São Paulo - – Estudantes universitários do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina construíram 14 carros para disputar a 24ª Competição Baja SAE BRASIL, que este ano somou 84 equipes inscritas de 80 instituições de ensino superior de Norte a Sul do País.

A competição será realizada de 22 a 25 de fevereiro, em São José dos Campos, SP. As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição poderão representar o Brasil na Baja SAE Kansas, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh, EUA.

Das 14 equipes inscritas que representarão a região Sul, seis são do Rio Grande do Sul, cinco do Paraná, e três de Santa Catarina.

Paraná – A equipe UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná, adotou a telemetria para acompanhar o desempenho do carro e inovou na carenagem, fabricada em PET, e no painel, com display LCD. Apostou ainda na redução da espessura dos tubos que formam a estrutura do Baja e alterou a geometria com adição de alívios, para tornar o veículo mais leve. “Para a maioria dos estudantes, a motivação para participar de um projeto como o Baja é o ganho de conhecimento, mas bater os resultados anteriores é a meta”, diz Thatiane Caroline Alves da Silva, capitã da equipe.

A Pato Baja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco, que participou pela primeira vez da competição em 2017, conquistando a 18ª posição e o título de melhor equipe novata, volta este ano com um protótipo focado na redução de massa, melhor ergonomia, comportamento dinâmico e tração.

Formada por 40 estudantes de engenharia mecânica, elétrica e civil, a equipe adotou tecnologias inovadoras na construção do carro, como a impressão 3D de gabaritos para a confecção de peças complexas e no monitoramento do desempenho do carro com sistema de recepção de dados via rádio repassados por placa telemétrica ao computador central e armazenados em backup de segurança.

Santa Catarina – Estreante na competição de âmbito nacional, a equipe Baja SATC, da Faculdade SATC é veterana na etapa regional Sul, onde participou em oito edições, a última no ano passado em que se classificou em 5º lugar. “Apesar de ser o primeiro ano da equipe na etapa nacional e concorrer com as melhores do País, temos um carro forte e robusto com grandes possibilidades de conseguir uma excelente colocação no enduro” diz Lais Marcos Lopes, capitã da Baja SATC.

Além da robustez equipe investiu em materiais para a redução de peso do protótipo, como alumínio aeronáutico, aplicado na caixa de redução, nos montantes dos cubos de roda e na caixa de direção, chapa corta-fogo e tampa do motor. No powertrain, a Baja SATC desenvolveu um sistema de refrigeração para o CVT para a maximização da eficiência térmica e redução do desgaste e do ruído na correia de transmissão, aumentando a vida útil do componente.

O Baja SAE – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

24ª Competição Baja SAE BRASIL - PETROBRAS - 22 a 25 de fevereiro de 2018 Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da FATEC. 

PROGRAMAÇÃO 

Dia 22 (quinta-feira) - 9h10 às 14h30 Inspeções técnicas de segurança dos veículos 

Dia 23 (sexta-feira) – 9h às 18h – Inspeções técnicas de segurança do veículo e apresentações de projetos.

Dia 24 (sábado) – 9h às 18h20 – Apresentações de projetos e provas dinâmicas.

Dia 25 de fevereiro (domingo) - 10h – Formação do grid de largada e Enduro de resistência; 

                                                     - 15h30 – Encerramento

 

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Companhia de Imprensa – Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br