Notícias da SAE BRASIL

 
     

24ª Competição Baja SAE BRASIL - PETROBRAS começa dia 22 em São José dos Campos (SP)

Feb 09 2018

  
  São Paulo – Com 84 equipes inscritas de 18 Estados brasileiros mais Distrito Federal (DF), que representam 80 instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País, a 24ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS começa no próximo dia 22 de fevereiro (quinta-feira), em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, Interior paulista.

As provas serão realizadas em área localizada na avenida Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, próxima à FATEC local. A mais esperada, o Enduro de Resistência, será no domingo, 25 de fevereiro (programação preliminar no fim do texto).

Para competir, os universitários projetaram e construíram os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe, o que inclui a viabilidade econômica do projeto.

A região Sul inscreveu 14 equipes, seis do Rio Grande do Sul, cinco do Paraná, e três de Santa Catarina; o Centro-Oeste somou seis equipes inscritas, três do Mato Grosso do Sul, uma de Mato Grosso, uma de Goiás e uma do Distrito Federal; e o Norte três, duas do Amazonas e uma do Pará.

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o País em maio (de 17 a 20) na Baja SAE Kansas, competição da SAE International, realizada em Pittsburg, nos Estados Unidos, onde o Brasil já venceu cinco vezes.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015. Passou para o endereço atual - São José dos Campos - em 2016.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS -  22 a 25 de fevereiro de 2018

LOCAL: Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da FATEC.

 *PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 22 (quinta-feira) período da manhã – Briefing da competição.

Período da tarde – Inspeções técnicas de segurança do veículo.

Dia 23 (sexta-feira) – dia todo – Inspeções técnicas de segurança do veículo e apresentações de projetos.

Dia 24 (sábado) – dia todo – Apresentações de projetos e provas dinâmicas.

Dia 25 de fevereiro (domingo) - período da manhã – Formação do grid de largada e enduro de resistência. Período da tarde – Encerramento.