Notícias da SAE BRASIL

 
     

 
     

Estudantes mineiros são vice-campeões na SAE AeroDesign East Competition, na Flórida

Apr 24 2015

Eles ganharam o direito de representar o Brasil por conquistarem as melhores pontuações na 16ª Competição
SAE BRASIL AeroDesign, realizada em novembro do ano passado.

As equipes mineiras Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e Trem Ki Voa, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), sagraram-se vice-campeãs na SAE AeroDesign East Competition, encerrada no domingo (15), em Lakeland, Flórida, nos Estados Unidos. 

A SAE AeroDesign East Competition teve a participação de 75 equipes de instituições de ensino das Américas, da Ásia e da Europa, que projetaram e construíram aeronaves radio controladas, capazes de transportar cargas. 

Para conquistar a segunda colocação na Classe Regular, a equipe Uirá construiu aeronave com 2,89 m de envergadura, 1,16 m de comprimento e peso vazio de 2,90 kg. A equipe transportou, ainda, o maior peso carregado, de 13,55 kg, e apresentou o segundo melhor relatório técnico da categoria. 

Já a equipe Trem Ki Voa, segunda colocada na Classe Micro, construiu avião com 0,80 m de envergadura, 0,64 m de comprimento e peso vazio de 0,35 kg. A pequena aeronave transportou, ainda, o maior peso carregado da competição, de 1,007 kg, e também conquistou a terceira melhor relação carga paga x peso aeronave na competição. 

O Brasil também contou com a participação de outras duas equipes – a Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que obteve a quarta colocação da Classe Regular; e a Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ficou em 10º lugar na Classe Advanced.

As quatro equipes brasileiras ganharam o direito de representar o Brasil por conquistarem as melhores pontuações na 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em novembro do ano passado, em São José dos Campos, SP, com a participação de 85 equipes de 71 instituições de ensino. 

Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância da Competição SAE BRASIL AeroDesign. “Os programas estudantis da SAE BRASIL são uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro, pois introduzem a aplicação prática e sistêmica da tecnologia, desafiam a criatividade e a inovação, além de estimular o trabalho em equipe”, afirma o engenheiro
.