Notícias Parceiros

 
     

A COMSOL Lança a Versão 5.5 do COMSOL Multiphysics®

Mar 02 2020

A versão 5.5 do COMSOL Multiphysics® traz poderosas ferramentas para modelagem geométrica, solvers mais rápidos e dois novos produtos: o Metal Processing Module e o Porous Media Flow Module.

 


A COMSOL, líder no fornecimento de soluções de software para modelagem multifísica, simulação e implantação de aplicativos, anuncia a mais recente versão do seu software COMSOL Multiphysics®. Na versão 5.5, o Design Module disponibiliza uma ferramenta para esboços inteiramente nova que facilita a criação de geometrias e torna o controle paramétrico dos modelos geométricos mais versátil. Solvers novos e atualizados tornam mais rápidas uma grande variedade de simulações. Dois novos produtos complementares, o Porous Media Flow Module e o Metal Processing Module, ampliam ainda mais o poder de modelagem multifísica da linha de produtos.

 

Poderosa Ferramenta para Esboços com Dimensões

O Design Module disponibiliza uma nova ferramenta de esboço que facilita a atribuição de dimensões e restrições em desenhos planos nos modelos 2D e em planos de trabalho 3D.

 

Nova Tecnologia de Solver para Simulações Acústicas

A tecnologia do ultrassom está se tornando cada vez mais importante em uma variedade de aplicações desde a engenharia de processos e ensaios não destrutivos à eletrônicos. Uma nova funcionalidade, baseada no método descontínuo de Galerkin explícito no tempo, possibilita a computação eficiente em múltiplos núcleos da propagação de ultrassom em sólidos e fluídos, inclusive em materiais realistas que possuem amortecimento e anisotropia. O método também tem aplicações em baixas frequências, tais como na sismologia. As capacidades multifísicas incluídas possibilitam combinar perfeitamente a propagação de ondas elásticas em um sólido e sua transição para um fluido, como uma onda de pressão acústica, e de volta a ondas elásticas novamente.

Para simulações no domínio da frequência, um solver especializado para análise de propagação de ondas torna possível lidar com frequências mais altas (comprimentos de ondas menores) usando o método dos elementos finitos. O novo solver pode ser usado para analisar estruturas fechadas, como o interior das cabines de automóveis e outras simulações acústicas.

 

Metal Processing Module

Este novo módulo torna a análise de transformação de fases acessível no ambiente do COMSOL Multiphysics em aplicações como soldagem, tratamento térmico e manufatura aditiva por camadas metálicas.

 

Porous Media Flow Module

Disponibiliza aos usuários das indústrias, um amplo conjunto de capacidades para análise de transporte em meios porosos. O novo produto complementar possui funcionalidades para escoamentos monofásicos e multifásicos em meios porosos, secagem e transporte em fraturas. Os modelos de escoamento abrangem escoamentos lineares e não lineares em meios saturados ou com saturação variável, com opções especiais para escoamentos em meios porosos lentos e rápidos. As capacidades multifísicas são extensas, com funcionalidades que incluem opções para calcular as propriedades térmicas efetivas em sistemas multicomponentes; poroelasticidade; e transporte de espécies químicas em fases sólidas, líquidas e gasosas.

 

Destaques da Versão 5.5

  • Nova ferramenta para esboços com dimensões e restrições
  • Rápidas simulações de ondas elásticas lineares
  • Novo Metal Processing Module para soldagem, tratamento térmico e manufatura aditiva com metais
  • Novo Porous Media Flow Module para as indústrias alimentícia, farmacêutica e biomédica
  • Ferramentas aperfeiçoadas para otimizações de forma e topológica em análises mecânicas, acústicas, eletromagnéticas, de transferência de calor, de escoamentos de fluidos e de química
  • Importação e exportação dos formatos PLY e 3MF para impressão 3D e manufatura aditiva
  • Ferramentas de edição para reparo de arquivos STL, PLY e 3MF
  • Análises estruturais de cascas não lineares, mecânica de tubos, vibração aleatória e transmissões por correntes
  • Escoamento de Euler compressível e simulações não isotérmicas das grandes escalas (LES)
  • Máquinas rotativas com level set, phase field, Euler–Euler e bubbly flow
  • Circuitos térmicos equivalentes
  • Múltiplas bandas espectrais para radiação em meios participantes
  • Condição de contorno open boundary mais eficiente para transferência de calor convectiva
  • Uso de banco de dados de propriedades termodinâmicas em qualquer tipo de simulação
  • Simulações que combinam onda completa e ótica de raios
  • Cascas piezelétricas e dielétricas
  • Novas portas PCB para vias e linhas de transmissão
  • Conecte imagens a apresentações no Microsoft® PowerPoint®
  • Crie seus próprios add-ins para personalizar o fluxo de trabalho no Model Builder
  • Arquivos menores para os aplicativos autônomos feitos com o COMSOL Compiler™

 

Disponibilidade

Os softwares COMSOL Multiphysics, COMSOL Server e COMSOL Compiler são suportados pelos seguintes sistemas operacionais: Windows®, Linux® e macOS. A ferramenta Application Builder é suportada pelo sistema operacional Windows®.

 

Para saber mais sobre os destaques da versão 5.5 acesse: www.br.comsol.com/release/5.5