Notícias Parceiros

 
     

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS REVELA TECNOLOGIAS BRASILEIRAS NO CONGRESSO SAE

Sep 23 2019

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai apresentar no maior evento especializado em engenharia do Brasil, de 14 a 18 de outubro, inovações criadas com o know-how de seus profissionais no país: entre eles, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil, o VW e-Delivery. O modelo acumula mais de 15 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de operação na cidade de São Paulo, distribuindo bebidas da Ambev.

Graças a esse teste, que começou na sequência ao maior anúncio mundial de intenção de compra de veículos elétricos, mais de 11 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, o e-Delivery deixou de consumir mais 3.300 litros de diesel. Além disso, o caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

Os resultados se comprovam um ano após a Cervejaria Ambev anunciar que terá mais de 1/3 da frota parceira composta por pelo menos 1.600 caminhões Volkswagen elétricos até 2023. Para viabilizar isso, a VWCO se respalda na engenharia brasileira. A montadora concentra seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento no país, em sua fábrica de Resende (RJ), com uma engenharia 100% nacional.

A partir de suas instalações no interior do Estado do Rio de Janeiro, a empresa conceitua todos os caminhões e ônibus Volkswagen que chegarão a mais de 30 países pelo mundo. São 600 engenheiros dedicados a desenvolver veículos para mercados emergentes. “Acreditamos fortemente no potencial de nossos profissionais e, por isso, participamos de eventos como o Congresso SAE, em que se discutem tecnologias, soluções e tendências. Trata-se de um celeiro para a geração de novas ideias e conceitos na indústria”, destaca André Bogdan, supervisor da área de Engenharia da montadora.