Releases

 
     

SAE BRASIL Awards Ceremony premia estudantes e profissionais de Engenharia de destaque do ano

Oct 17 2019

Homenagens foram concedidas a estudantes e profissionais do setor de Engenharia

Estudantes e profissionais de Engenharia tiveram seus trabalhos reconhecidos durante o SAE BRASIL Awards Ceremony, evento de premiação que integrou a programação do 28º Congresso SAE BRASIL.

O primeiro colocado no Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia foi o trabalho desenvolvido pelas estudantes Beatriz Bonafé Noronha Costa (UFABC) e Pamila Costa (Centro Universitário FEI). Orientadas pelos professores Wallace Gusmão Ferreira e William Maluf Filho, respectivamente, elas desenvolveram um aplicativo com realidade aumentada para o ensino, desenho técnico e projetos mecânicos.

“É uma sensação incrível estar aqui hoje para receber esse prêmio, que é referência na Engenharia, tendo a oportunidade ainda de estar em contato com grandes marcas do setor”, descreveu Beatriz. “Receber um prêmio dessa magnitude é muito gratificante e com certeza dá um ‘fôlego’ a mais para continuarmos nessa jornada”, complementou Pamila.

Na segunda posição do prêmio ficou o trabalho desenvolvido por um grupo de estudantes do Centro Universitário FE, composto por: Danyele dos Santos Souza, Pablo Richard da Silva de Lima, João Victor de Oliveira Solon Ribeiro e Richard Vilela Aguiar. Eles foram orientados pelo professor Waldemar Caldara Colucci e idealizaram um projeto construtivo sobre compartimento de carga para transporte de grãos.

O terceiro colocado foi o estudante de Engenharia Augusto César Teixeira Malaquias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientado pelo professor José Guilherme Coelho Baêta, ele desenvolveu o projeto sobre motores de combustão interna e de biocombustíveis para o futuro da mobilidade nacional mesmo diante da crescente eletrificação da frota automotiva.

O 10º Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro – Dr. Ozires Silva foi para a engenheira Renata Querolaine Torres, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que recebeu uma premiação em dinheiro e um ano de associação na SAE BRASIL.

“Estou muito feliz e realmente lisonjeada pela homenagem. Agradeço sempre a autonomia e a confiança que meus gestores depositaram em mim para que eu pudesse desenvolver projetos dentro da empresa. Realmente foi emocionante, uma sensação indescritível. Estou muito orgulhosa em saber que fiz parte e sou merecedora desse prêmio”, comemorou.

O prêmio homenageou ainda os profissionais Abner de Souza, engenheiro de Qualidade Jr. da Mercedes-Benz; Bruno Tolotti, engenheiro Projetista da Brose do Brasil; Diego Severo, engenheiro de NVH da Fras-Le; Fernando Cunha Pimentel Ulhôa, analista de Produto da FPT Industrial; Gabriel Prado de Oliveira, engenheiro de Produto da Scania Latin America; Karine Bauer, engenheira de Desenvolvimento da Bosch; e Marcos Toss Molon, engenheiro de Avaliação e Teste da Marcopolo.

A noite também foi de reconhecimento ao desempenho dos profissionais nos 25 anos do Programa BAJA SAE BRASIL. Um dos homenageados foi o diretor da Volvo, Massami Murakami, que participou e foi campeão da primeira competição BAJA, em 1995. Também foi homenageado Daniel Bueno, conhecido como “senhor Engenheiro”, e Mara Paula Bellin, ex-competidora e juíza. Pelos anos de dedicação ao programa, uma homenagem especial foi feita a Ronaldo Bianchini, gerente de Operações e responsável pelos Programas Estudantis da SAE BRASIL.