Trabalho Estudantil - Educação de Engenharia


Resultado! 

1º colocado: Construção e Validação de um Modelo Computacional para Injeção de Água em Motores de Combustão Interna

Alunos: Sérgio Augusto Passos Costa e Augusto César Teixeira Malaquias
Professor Orientador: Ramon Molina Valle  
Universidade Federal de Minas Gerais

2º colocado: Desenvolvimento de Suspensão Semiativa para Veículo Fórmula SAE

Aluno: Marcos Gabriel Diodato dos Santos
Professor Orientador: Ramiro Brito Willmersdorf
Universidade Federal de Pernambuco

3º colocado: EqüuS: Trator Porta Implementos

Alunos: Enzio Simão Bianchini, Vinicius Vieira Machado, Victor Ferro Pascual Parames, Rafael Augusto Lopes da Silva e Gennaro Domarco
Professor Orientador: Carlos Rodrigues dos Santos Neto
Centro Universitário FEI 

Clique aqui e acesse o histórico dos vencedores.

Quem pode participar

Estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior com trabalho de conclusão de curso a partir de julho de 2016.

Instruções para o projeto

O trabalho deverá ser entregue com as especificações abaixo e acompanhado de um vídeo para apresentação do projeto.

TRABALHO

O trabalho não deve ultrapassar quatro páginas de conteúdo e deve conter as informações a seguir:

  • Título
  • Nome dos autores
  • Resumo
  • Introdução
  • Metodologia
  • Conclusões Esperadas

Clique aqui e faça o download do modelo.

Formas de envio

O arquivo deverá ser nomeado com até 20 caracteres e enviado nos formatos PDF ou ZIP.

Inscrições encerradas! 

O resultado será divulgado no dia 18 de outubro de 2017.

Formulário de inscrição: Clique aqui

VÍDEO

A apresentação do vídeo é facultativa e deverá ter o tempo máximo de 05 minutos e ser postado através do Google Drive.

O link do mesmo deverá ser colocado na área do autor até o dia 29 de setembro.

O vídeo deverá demonstrar o funcionamento dinâmico de um protótipo, uma experiência ou ainda mostrar uma simulação dinâmica do conteúdo do trabalho.

Dúvidas ou mais informações:

trabalho.estudantil@saebrasil.org.br

Prêmios

Os trabalhos vencedores que pertencerem a um grupo, os prêmios serão rateados em iguais proporções entre os integrantes. Os prêmios serão escolhidos pelos vencedores de acordo com a ordem de classificação.

O trabalho classificado em 1º lugar será convidado para expor o protótipo do seu projeto no Espaço SAE BRASIL durante o Congresso na Mostra Tecnológica. Caso não seja possível a participação o convite será direcionado aos demais finalistas pela ordem de classificação.

Os prêmios são: 

  • Bolsa de estudo Instituto Mauá de Tecnologia.

Bolsa de estudos integral (não restituível), para um curso de pós-graduação (lato sensu, especialização, aperfeiçoamento ou MBA), de acordo com aprovação do coordenador do curso diante do perfil da qualificação do candidato. A bolsa será rateada entre os alunos integrantes do grupo e não há necessidade que todos se matriculem no mesmo curso ou período. A bolsa poderá ser utilizada até 07 de novembro de 2018.  

  • R$ 2.500,00 em crédito de produtos de educação e/ou eventos promovidos pela SAE BRASIL (cursos ou eventos).
  • R$ 2.000,00 em crédito de produtos de educação e/ou eventos promovidos pela SAE BRASIL (cursos ou eventos).

O crédito deverá ser utilizado até 31.12.2018, após essa data o mesmo será cancelado. 

Obs.: A realização dos cursos está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado e o crédito poderá ser utilizado em outro curso ou evento. 

Cerimônia de Premiação
A premiação será durante o Congresso SAE BRASIL 2017, no Ceremony Awards a ser realizado dia 07 de novembro de 2017 às 19h.

   
Depoimentos

 
 

O Congresso SAE BRASIL é um dos eventos de maior reputação no ramo automotivo, motivo que levou eu e meu orientador de Trabalho de Graduação, Prof. Dr. Janito Vaqueiro Ferreira, a inscrever nosso projeto ("Motor com ajuste mecânico de Taxa de Compressão e Cilindrada") nos Trabalhos Estudantis do Congresso SAE BRASIL 2015.

Devido ao trabalho que a SAE BRASIL desenvolve de integrar os meios acadêmico e industrial, participar do Congresso SAE BRASIL 2015 foi uma grande oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido na universidade para pessoas que estão no ramo da indústria e aprender com a experiência que essas pessoas adquiriram com seu trabalho, assim como possibilitar a formação de parcerias entre indústria e universidade. Também foi possível trocar experiência com os demais universitários participantes sobre os trabalhos desenvolvidos e a forma com que a pesquisa é desenvolvida em cada universidade.

No geral, ter o meu trabalho escolhido como um dos melhores trabalhos estudantis foi uma chance de obter um aprendizado relevante, assim como um incentivo para continuar o trabalho na área e seguir com o desenvolvimento da pesquisa como trabalho de pós graduação."

Caio Rufino

 
           
 
“Tive a oportunidade de participar dos Trabalhos Estudantis do Congresso da SAE BRASIL 2014 por convite do meu professor e orientador Prof. Dr. Fábio Delatore, e fui surpreendido com a estrutura do evento, comprovando que realmente é um dos congressos mais importantes na área automotiva do Brasil. Para minha surpresa, meu TCC (“Integração do sistema de gerenciamento de bateria (BMS) e de tração de veículos elétricos via Rede Can”) foi eleito o melhor trabalho de 2014 na categoria Educação da Engenharia, me proporcionando uma grande motivação profissional e acadêmica.
A integração entre as universidades e as indústrias é fundamental, pois a combinação prática e teórica ocasiona o desenvolvimento de tecnologias inéditas.
A SAE BRASIL, através deste Congresso, tem unido estas duas forças resultando em oportunidades para avanços tecnológicos nacionais, tendendo a elevar o Brasil ao nível dos países de primeiro mundo.” Samuel Cordeiro

 
 
 
"Participar do Congresso da SAE BRASIL 2013 foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Com a intenção de desenvolver o artigo, que teve como base o meu Trabalho de Conclusão de Curso, nosso grupo de projeto antecipou o desenvolvimento do sistema e toda a sua documentação, o que permitiu finalizar a monografia com alguns meses de antecedência em relação ao prazo de entrega final. A experiência de apresentar o trabalho para outros profissionais e especialistas, foi uma ótima oportunidade para conquistar visibilidade e fazer contatos para futuras parcerias e projetos. O reconhecimento de meus colegas de empresa e de faculdade me incentiva a continuar estudando e a me tornar um profissional melhor." Alessandro Cezar Pinto
          
 

"Por intermédio de meus ótimos professores e por estar estagiando em empresa na área automotiva, meu TCC (trabalho de conclusão de curso) foi na área de eletrônica automotiva com o tema: Substituição dos Relês e Fusíveis Automotivos por um Sistema Microcontrolado e com Redundância, onde teve a avaliação criteriosa da banca da SAE BRASIL e fomos escolhidos como o melhor trabalho do Painel Educação de 2010. Recebi uma ligação da SAE BRASIL e fiquei muito surpreso e contente pelo fato, pois, com a ajuda do meu professor e orientador Prof. Fabio Delatore tivemos vários êxitos com este trabalho, sendo este o principal deles. A participação no Congresso SAE BRASIL no Painel de Educação foi um evento único, pois, tive o prazer de conhecer profissionais fantásticos como o Prof. Hiroshi Shimizu, Universidade de Keio, presidente e CEO da SIM-DRIVE, criador do carro elétrico Eliica, do Sr. Andrew Brown Jr., presidente da SAE International, diretor executivo e tecnologista-chefe da Delphi Corporation. Foi a maior honra que tive até hoje poder falar junto a estas personalidades sobre o trabalho desenvolvido. Este êxito teve grande repercussão e cheguei a ganhar um prêmio universitário junto a instituição de minha formação por divulgar o nome da Faculdade. Desde então meu trabalho foi muito bem recebido junto a empresa que estagiava e contribuiu com minha contratação definitiva, direcionou meus caminho profissionais dentro da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos na área automotiva." Carlos Alexandre de Almeida


 "Sempre gostei da área automobilística e desde meu ingresso no Instituto Mauá de Tecnologia, comecei a ter contato com a SAE BRASIL. No início, o contato foi através de cursos e palestras, os quais já me apresentaram a qualidade e excelência da entidade. Durante a minha carreira acadêmica participei dos Programas Estudantis (BAJA e Fórmula SAE) organizados pela associação. Esses programas possibilitam um crescimento extraordinário para o jovem engenheiro, além de criar a exposição do seu trabalho a diversas pessoas da área que trabalham na competição. Buscando participar mais ativamente da associação, tive a oportunidade de inscrever o meu trabalho realizado no Instituto Mauá de Tecnologia no Congresso
SAE BRASIL 2012 na categoria Trabalhos Estudantis, o qual foi classificado como 3º Melhor Trabalho Estudantil do Painel de Educação. A exposição do trabalho pode me aproximar ainda mais da área automobilística e me proporcionou frutos que venho colhendo até o momento. Hoje trabalho na Ford como Engenheiro de Produto no time de Motores e Transmissões. Acredito que a SAE BRASIL proporciona uma excelente oportunidade de aprendizagem, compartilhamento de experiências e inovações, além de debates com os principais nomes da área, proporcionando excelente desenvolvimento e atualização profissional." Edgar Moreno