Educação Continuada Agenda

DATA

16/02 a 03/08 - 2019

Aulas aos sábados.

Horário: 8h às 18h

1º mód. 16 e 23 de fevereiro
2º mód. 16 e 23 de março
3º mód. 06 e 13 de abril
4º mód. 11 e 18 de maio
5º mód. 08 de junho
6º mód. 13 e 20 de julho
7º mód. 03 de agosto



LOCAL

SAE BRASIL - Escritório Central
Av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II - Cj. 1001 - 10º andar
Ao lado da Estação Consolação do Metrô (saída C)

São Paulo - SP



Curso Cancelado

CURSO MODULAR SAE BRASIL EM TRANSMISSÕES


ÁREA: TRANSMISSÕES


OBJETIVO

Introduzir e desenvolver os conceitos básicos, funções e princípio de funcionamento dos sistemas automotivos de Driveline: embreagem, transmissão mecânica manual, transmissão mecânica automatizada, transmissão automática, transmissão dual clutch, transmissão CVT, sistemas 4x4 e AWD, árvore de transmissão, diferencial e eixo motriz.


PROGRAMA

  • Módulo 1 - Transmissão Mecânica Manual – 16 e 23 de fevereiro  
    Instrutor: Demetrio Vettorazzo Neto 
    Função
    Tipos de transmissão
    Princípio de funcionamento
    Transmissão de veículo de passeio
    Transmissão de veículo comercial
    Nomenclatura
    Sistema de seleção e engate de marchas e sistema de sincronização
    Engrenagens
    Determinação das relações de marcha
    Tomada de potência
    Retarder 
  • Módulo 2 - Sistemas 4x4 e AWD - Introdução em Tração Integral - Caixa de Transferência & Diferencial – 16 e 23 de março
    Instrutor: Demetrio Vettorazzo Neto 

    Introdução/Função
    Origem, evolução e propósito do driveline
    Fases de Projeto
    Configurações básicas do trem de força
    Resumo de dinâmica veicular
    Sistema Diferencial
    Sistema Diferencial: Controle e Direção
    Tração Integral 4x4 & AWD
    Terminologia 4x4 & AWD
    Variedade de Sistemas 4x4 & AWD
    Benefícios da Tração Integral no Controle Direcional
    Skid Torque
    Torque Management
    Caixa de Transferência – Componentes Internos 4x4 Part Time
    Caixa de Transferência Single Speed AWD – Componentes Internos
    Tração Integral – Analysis, Development & Validation
    Tração Integral – NVH: Noise Vibration & Harshness
    Guia de avaliação subjetiva
    Packaging
    Tração Integral – O Futuro
    Eixo
    Arquitetura & Características
    Classificação
  • Módulo 3 - Cardans & Juntas Homocineticas – 06 e 13 de abril
    Instrutor: Demetrio Vettorazzo Neto 

    Junta
    Função
    Tipos 
    Aplicação 
    Fatores que influenciam a durabilidade 
    Junta Universal 
    Junta Homocinética 
    Árvore de transmissão
    Função
    Características 
    Exemplo 
    Velocidade crítica - Balanceamento 
  • Módulo 4 - Embreagem Veicular – 11 e 18 de maio
    Instrutor: Demetrio Vettorazzo Neto 
    Função
    Princípio de funcionamento
    Tipos construtivos
    Nomenclatura
    Dimensionamento quanto à transmissão de torque
    Dimensionamento da carga do platô
    Características da embreagem
    Platô auto-ajustável
    Sistema de acionamento da embreagem
    Modulação e conforto do pedal de embreagem
    Curva característica do pedal de embreagem
    Energia de acoplamento - Trabalho de atrito
    Fatores que influenciam a durabilidade
  • Módulo 5 – Transmissões Veiculares Não-Manuais (DCT, CVT, AT, MTA) – 08 de junho
    Instrutor: Demetrio Vettorazzo Neto 

    Introdução
    Conceitos de cada sistema/Arquiteturas
    Características/vantagens/comparações entre sistemas
    Aplicações/Impactos
  • Módulo 6 - Introdução ao Powertrain e seu Comportamento Dinâmico – 13 e 20 de julho
    Instrutores: Demetrio Vettorazzo Neto e Marco Barreto 

    Introdução
    Função do trem de força
    Elementos do trem de força
    Configurações básicas do trem de força
    Dinâmica veicular longitudinal
    Grade Ability
  • Start Ability
  • Módulo 7 – Sistemas de Transmissões para Veículos Híbridos e Elétricos – 03 de agosto
    Instrutores: Leandro Tadeu R. Perestrelo e Marco Barreto

- Introdução
Primeiros Veículos Elétricos e Híbridos
Função Powertrain
Arquitetura Powertrain – ICE, HEV e EV
Densidade de Energia e Potência

- Sistemas de Transmissão de Veículos Elétricos

- Sistemas de Transmissão de Veículos Híbridos
Híbrido Série
Híbrido Paralelo
Híbrido Power-Split



CARGA HORÁRIA

96 horas



PÚBLICO-ALVO

Engenheiros que atuam na indústria automobilística. Estudantes de engenharia com interesse no trem de força veicular e com conhecimento nas disciplinas: Matemática, Física e Dinâmica.



PRÉ-REQUISITOS

Formação em engenharia ou tecnologia ou cursar engenharia ou tecnologia a partir do 5° semestre ou 3° ano.

PROFESSORES

Demetrio Vettorazzo Neto

  • Coordenador de Projetos e Desenvolvimento de Programas de Transmissão na GM Brasil (Transmission Assistant Chief Engineer).
  • Graduação em engenharia mecânica pela FEI, especialização em Administração de Negócios pela FAAP e Fundação Vanzolini.
  • Membro do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL e SIMEA. Autor de diversos artigos técnicos.
  • Vinte e um anos de experiência na Engenharia de Transmissões Manuais, Automáticas, MTA, Tração Integral (4x4 & AWD), Embreagem e Sistemas de Troca de Marchas abrangendo veículos leves, pick-ups, caminhões e ônibus.
  • Coordenador de Programas de Engenharia de Transmissões em alcance Global.
  • Diversas patentes submetidas na área de transmissões.
  • Diversas Patentes de Tecnologia de Transmissão em processo de aprovação.
  • Cursando Mestrado em Engenharia Mecânica na FEI


Leandro Tadeu R. Perestrelo

•  Professor curso de graduação em Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI (desde 2016)
•  Professor curso de especialização em Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (desde 2009)
•  Professor do Curso Modular SAE BRASIL em Transmissões (2012 - 2013)
•  15 anos de experiência na indústria automobilística na área de powertrain de veículos leves e comerciais pesados (2002 - 2016)
•  Supervisor de Desenvolvimento de Produto na ZF do Brasil (2008 - 2016)
•  Engenheiro de Teste na ZF do Brasil (2002 - 2007)
•  Doutorando em engenharia mecânica - UNICAMP (desde 2017) 
•  Mestrado em engenharia mecânica - UNICAMP (2013) 
•  Graduação em engenharia mecânica automobilística - FEI (2002)
•  Graduação sanduíche em engenharia na França - ENSAM (1999)
•  Membro da Comissão de Transmissões da SAE BRASIL (desde 2013)



Marco Barreto

•  Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI (2001)
•  Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (2005)
•  Professor do Centro Universitário FEI desde 2006.
•  Coordenador do curso de Mecânica Automobilística da Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário FEI desde 2016
•  Professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário FEI (2008).
•  Professor convidado do curso de Pós-Graduação Strictu Sensu do Centro Universitário FEI (2009-2010).
•  Atuação na indústria automotiva desde 2004.
•  Engenheiro de teste e desenvolvimento na ZF do Brasil (2004 - 2006).
•  Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na Pirelli do Brasil (2006-2007).
•  Engenheiro de desenvolvimento do produto na General Motors do Brasil desde 2007, onde desenvolveu trabalhos como, engenheiro de desenvolvimento de sistemas de embreagem, engenheiro coordenador de validação de transmissões automotivas, engenheiro coordenador de validação de motores ciclo Otto e ciclo Diesel e engenheiro de desenvolvimento de sistemas de motores Diesel.
•  Membro da Comissão de Transmissões da SAE BRASIL (desde 2013)


VALORES

Aumente a possibilidade da realização dessa turma!

Faça sua inscrição e escolha a forma de pagamento.

O pagamento deverá ser efetuado com a confirmação do curso (prazo médio de 5 dias antes da data).

 
Valores com DESCONTO até 01/02/2019
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL
R$ 3.600,00
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL
R$ 7.200,00
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS
R$ 7.780,00
NÃO ASSOCIADO R$ 8.640,00

 

Valores de 02 a 16/02/2019
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL
R$ 3.960,00
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL
R$ 7.930,00
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS
R$ 8.570,00
NÃO ASSOCIADO R$ 9.500,00

A realização dos cursos está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.

A SAE BRASIL não se responsabilizará pelos custos de passagens e hospedagem dos inscritos.

Estão inclusos no valor da inscrição o material didático e coffee-breaks (manhã e tarde). Os custos de transporte, almoço e hospedagem serão por conta do participante.

FORMAS DE PAGAMENTO

  • Boleto Bancário
  • Cartões de Crédito - Em até 10 parcelas.

COMO ASSOCIAR-SE

Clique aqui para informações.   

SUGESTÃO PARA HOSPEDAGEM

TRANSAMERICA EXECUTIVE - THE ADVANCE
Rua Bela Cintra, 1356 - Jardim Paulista - Fone (11) 5547-1166.
(Dispomos somente de apartamento com cama de casal).

Apartamento Single: R$ 275,00 + 5% ISS

Apartamentos Double: R$ 315,00 +5% ISS


ATENÇÃO:
Os interessados deverão informar ao hotel que são participantes de eventos da SAE BRASIL no momento de sua reserva para obterem os valores promocionais. Confirmar essa informação no check-in e apresentar o crachá do evento no check-out.

[Clique aqui] para mais informações.



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cursos@saebrasil.org.br

TELEFONE

55 (11) 3287 2033 - Ramal 223