Educação Continuada Agenda

DATA

05/05 a 06/10 - 2018

Aulas aos sábados.

Horário: 8h as 18h



LOCAL

SAE BRASIL - Escritório Central
Av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II - Cj. 1001 - 10º andar
São Paulo - SP


Curso Cancelado

CURSO MODULAR SAE BRASIL EM TRANSMISSÕES


ÁREA: TRANSMISSÕES


OBJETIVO

Introduzir e desenvolver os conceitos básicos, funções e princípio de funcionamento dos sistemas automotivos de Driveline: embreagem, transmissão mecânica manual, transmissão mecânica automatizada, transmissão automática, transmissão dual clutch, transmissão CVT, sistemas 4x4 e AWD, árvore de transmissão, diferencial e eixo motriz.



PROGRAMA

Módulo 1 - Introdução ao Powertrain e seu Comportamento Dinâmico – 05 de maio
Introdução
Função do trem de força
Elementos do trem de força
Configurações básicas do trem de força
Dinâmica veicular longitudinal
Grade Ability
Start Ability

Módulo 2 - Embreagem Veicular – 19 e 26 de maio

Função
Princípio de funcionamento
Tipos construtivos
Nomenclatura
Dimensionamento quanto à transmissão de torque
Dimensionamento da carga do platô
Características da embreagem
Platô auto-ajustável
Sistema de acionamento da embreagem
Modulação e conforto do pedal de embreagem
Curva característica do pedal de embreagem
Energia de acoplamento - Trabalho de atrito
Fatores que influenciam a durabilidade

Módulo 3 - Transmissão Mecânica Manual – 16 e 23 de junho  
Função
Tipos de transmissão
Princípio de funcionamento
Transmissão de veículo de passeio
Transmissão de veículo comercial
Nomenclatura
Sistema de seleção e engate de marchas e sistema de sincronização
Engrenagens
Determinação das relações de marcha
Tomada de potência
Retarder 

Módulo 4 - Sistemas 4x4 e AWD - Introdução em Tração Integral - Caixa de Transferência & Diferencial – 28 de julho e 04 de agosto 

Introdução/Função
Origem, evolução e propósito do driveline
Fases de Projeto
Configurações básicas do trem de força
Resumo de dinâmica veicular
Sistema Diferencial
Sistema Diferencial: Controle e Direção
Tração Integral 4x4 & AWD
Terminologia 4x4 & AWD
Variedade de Sistemas 4x4 & AWD
Benefícios da Tração Integral no Controle Direcional
Skid Torque
Torque Management
Caixa de Transferência – Componentes Internos 4x4 Part Time
Caixa de Transferência Single Speed AWD – Componentes Internos
Tração Integral – Analysis, Development & Validation
Tração Integral – NVH: Noise Vibration & Harshness
Guia de avaliação subjetiva
Packaging
Tração Integral – O Futuro
Eixo
Arquitetura & Características
Classificação

Módulo 5 - Cardans & Juntas Homocineticas – 18 e 25 de agosto
Junta
Função
Tipos
Aplicação
Fatores que influenciam a durabilidade
Junta Universal
Junta Homocinética
Árvore de transmissão
Função
Características
Exemplo
Velocidade crítica - Balanceamento 

Módulo 6 – Transmissões Veiculares Não-Manuais (DCT, CVT, AT, MTA) – 15 de setembro

Introdução
Conceitos de cada sistema/Arquiteturas
Características/vantagens/comparações entre sistemas
Aplicações/Impactos


Módulo 7 – Sistemas de Transmissões para Veículos Híbridos e Elétricos – 06 de outubro
Introdução
Conceitos de sistemas Híbridos
Portfolio de sistemas/complexidade e benefícios de cada um
Comparações entre sistemas
Aplicações/Impactos/Futuro


CARGA HORÁRIA

88h



PÚBLICO-ALVO

Engenheiros que atuam na indústria automobilística. Estudantes de engenharia com interesse no trem de força veicular e com conhecimento nas disciplinas: Matemática, Física e Dinâmica.



PRÉ-REQUISITOS

Formação em engenharia ou tecnologia ou cursar engenharia ou tecnologia a partir do 5° semestre ou 3° ano.



PROFESSOR

Demetrio Vettorazzo Neto

    • Coordenador de Projetos e Desenvolvimento de Programas de Transmissão na GM Brasil (Transmission Assistant Chief Engineer).
    • Graduação em engenharia mecânica pela FEI, especialização em Administração de Negócios pela FAAP e Fundação Vanzolini.
    • Membro do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL e SIMEA. Autor de diversos artigos técnicos.
    • Vinte e um anos de experiência na Engenharia de Transmissões Manuais, Automáticas, MTA, Tração Integral (4x4 & AWD), Embreagem e Sistemas de Troca de Marchas abrangendo veículos leves, pick-ups, caminhões e ônibus.
    • Coordenador de Programas de Engenharia de Transmissões em alcance Global.
    • Diversas patentes submetidas na área de transmissões.
    • Diversas Patentes de Tecnologia de Transmissão em processo de aprovação.
    • Cursando Mestrado em Engenharia Mecânica na FEI




VALORES

Valores para o período de 07/12/2017 a 20/04/2018
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL
R$3.185,00
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL
R$6.370,00
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS
R$7.010,00
NÃO ASSOCIADO R$7.644,00

Valores para o período de 21/04/2018 a 05/05/2018
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL
R$3.504,00
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL
R$7.000,00
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS
R$7.711,00
NÃO ASSOCIADO R$8.400,00

A realização dos cursos está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.

A SAE BRASIL não se responsabilizará pelos custos de passagens e hospedagem dos inscritos.

Estão inclusos no valor da inscrição o material didático e coffee-breaks (manhã e tarde). Os custos de transporte, almoço e hospedagem serão por conta do participante.

FORMAS DE PAGAMENTO

  • Boleto Bancário
  • Cartões de Crédito - Em até 10 parcelas.

COMO ASSOCIAR-SE

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cursos@saebrasil.org.br

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55 (11) 3287 2033 - Ramal 223