Educação Continuada Agenda

DATA

03/08 a 18/07 - 2019
Data:
03 de agosto de 2019 a 18 de julho de 2020

Aulas aos sábados!

Horário: 8h às 18h

Datas módulos 2019:

1º mód. 03 e 08 de agosto

2º mód. 14 e 28 de setembro
3º mód. 05 e 19 de outubro
4º mód. 09 e 23 de novembro
5º mód. 07 e 14 de dezembro

Datas módulos 2020:
6º mód. 18 de janeiro e 01 de fevereiro
7º mód. 15 e 19 de fevereiro
8º mód. 07 e 21 de março
9º mód. 04 e 25 de abril
10º mód. 09 e 23 de maio
11º mód. 06 e 20 de junho
12º mód. 03 e 18 de julho



LOCAL

SAE BRASIL - Escritório Central
Av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II - Cj. 1001 - 10º andar
Ao lado da Estação Consolação do Metrô (saída C)

São Paulo - SP



Curso Cancelado

Curso Modular SAE BRASIL em Motores


ÁREA: MOTORES


OBJETIVO

Composto por 12 disciplinas, esse programa possibilita aos Engenheiros grande aprofundamento dos conhecimentos relativos ao desenvolvimento de motores.
O corpo docente é constituído apenas por doutores e profissionais no assunto conferindo um diferencial qualitativo ímpar ao programa.
Esse curso é uma ótima oportunidade para adquirir e aprofundar conhecimentos nessa importante área da engenharia, destacando-o em um mercado que demanda cada vez mais profissionais qualificados e competentes.
 


PROGRAMA

Módulo 1. Conceituação e aplicação da termodinâmica - 03 e 10 de agosto/2019
Instrutor: Cleber Willian Gomes

Definição e aplicação da termodinâmica. Propriedades termodinâmicas

Lei zero da termodinâmica

Energia. Primeira lei da termodinâmica 

 Transferência de calor

 Identificação de fase e estado

Entalpia. Calor específico

 Conservação de energia em máquinas térmicas

Segunda lei da termodinâmica

Sistemas térmicos de potência com ênfase em motores de combustão interna

Entropia. Terceira lei da termodinâmica. Balanço de taxa de entropia

 Exergia. Balanço da taxa de exergia

 Eficiência exergética ou eficiência de segunda lei

Ciclos termodinâmicos de motores. Termodinâmica aplicada a motores de combustão

Módulo 2. Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna -  14 e 28 de setembro/2019
Instrutor: em breve

 Introdução à Combustão

 Processos de combustão teóricos e reais

Entalpia de formação e de combustão

Análise de primeira lei da termodinâmica para os sistemas reagentes. Sistemas em Regime Permanente. Sistemas Fechados

Análise de primeira lei da termodinâmica para os sistemas reagentes. Sistemas em Regime Permanente. Sistemas Fechados

 Temperatura adiabática de chama

Variação da entropia em sistemas reagentes

Análise da segunda lei da termodinâmica dos sistemas reagentes

Células Combustíveis

Sistemas de injeção de Combustível

Sistemas de sobrealimentação de motores

Módulo 3. Biocombustíveis e seus Desempenhos - 05 e 19 de outubro/2019

Instrutor: em breve

Concepção geral sobre combustíveis e biocombustíveis

 Gás Natural. Gás liquefeito

 Biogás. Recuperação Energética de Biogás

 Álcoois. Antecedentes. Etanol e metanol. Éteres

 Número de octano e cetano dos combustíveis

 Biodiesel. Estudos Necessários. Futuro. Novidades e aspectos importantes do processo industrial. Vantagens e desvantagem do Biodiesel

 Desempenho de motores de combustão usando Biodiesel

 Desempenho de motores de combustão usando etanol

 Outros tóxicos

Módulo 4 - Desempenho e Emissões em Motores de Combustão Interna - 09 e 23 de novembro/2019
Instrutor: em breve

Autoignição e detonação

Número de Octano

 Tipos de chamas e sua propagação

 Combustão em motores de ignição por centelha

 Combustão em motores de ignição por compressão

 Parâmetros dos processos do ciclo de trabalho do motor

 Influencia de diferentes parâmetros sobre o desempenho e emissões em motores

 Cálculo térmico em motores de combustão

Módulo 5. Lubrificação de Motores de Combustão Interna -  07 e 14 de dezembro/2019
Instrutor: Gaston R.S.Schweizer

 Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.

 Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade e tipos de bases (minerais e sintéticos).

 Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.

 Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca e problemas de formação de borra.

 Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão (caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.

 Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.

 Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.

 Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.

 Conceito de Lubrificação Integrada. 

Módulo 6. Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores - 18 de janeiro e 01 de fevereiro/2020
Instrutor: em breve

 Cinemática do mecanismo biela manivela. Conceitos fundamentais e designações

 As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela central

 As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela descentralizado

 Dinâmica do mecanismo biela manivela

 Redução de massa

 Forças que atuam sobre o mecanismo biela manivela

 Ordem de funcionamento do motor

 Equilibrado de motor de um cilindro. Equilibrado de motores em linea. Equilibrado de motores em V

 Uniformidade de giro do motor

 Cálculo dinâmico de um motor de combustão

Módulo 7. Ruídos e Vibrações de Motores - 15 e 29 de fevereiro/2020
Instrutor: Fernando Castro Pinto

 Conceitos básicos em Acústica

 Escala e instrumentação para medição de ruídos e vibrações

 Radiação sonora de estruturas vibrantes

 Isolamento de ruídos

 Material de absorção sonora

 Acústica de cavidades veiculares e dutos

 Propagação sonora em dutos

 Fontes de ruídos e vibrações veiculares. Ruídos de motores

 Simuladores para qualidade sonora

 Métodos numéricos para soluções dos problemas vibroacústicos. Aplicações: silenciadores, caixa de engrenagem e outras

 Qualidade sonora dos produtos. 

Módulo 8. Estrutura e Projeto de Motores -  07 e 21 de março/2020
Instrutor: em breve

 Seleção do tipo de motor

Premissas para calcular um tipo de motor e seleção de seus principais parâmetros

 Bloco, cárter, cabeçote e juntas. Estrutura, cálculo e materiais

 Grupo pistão. Estrutura, cálculo e materiais

 Grupo biela. Estrutura, cálculo e materiais

 O virabrequim. Estrutura e cálculo. Procedimentos para aumentar a resistência dos virabrequins. Materiais

 Mecanismo de distribuição de gases

 Sistema de lubrificação

 Sistema de arrefecimento

 Perspectivas no desenvolvimento de novos tipos de motores

Módulo 9. Tribologia em Motores de Combustão Interna - 04 e 25 de abril/2020
Instrutor: Eduardo Tomanik

 Introdução a Tribologia

 Contato entre corpos e lubrificação 

- Rugosidade e topografia 

- Contato macroscópico 

- Contato microscópico (área real) 

- Lubrificação limítrofe 

 Mecanismos de desgaste e de atrito 

- Atrito e mecanismos de atrito 

- Desgaste e mecanismos de desgaste 

 Testes e análises 

- Testes de bancada 

- Testes de motor com foco em tribologia 

Aspectos tribológicos de alguns sistemas específicos de motores de combustão interna 

Análise de falhas tribológicas - Analise de peças após uso/falhas 

- Análise de óleo 

- Ferrografia 

Breve overview de alguns tópicos avançados 

- Efeitos tribo-químicos 

- Revestimentos e tratamentos de superfícies, recentes desenvolvimentos 

- Caracterizações 3D de superfícies 

- Modelamento computacional de fenômenos tribologicos 

- Overview de softwares comerciais 

Módulo 10. Introdução aos Sistemas Eletrônico Embarcados -  09 e 23 de maio/2020
Instrutor: Wanderlei Marinho da Silva

 Geração de energia e partida

 Noções básicas de eletrônica - componentes e circuitos

 Sensores e transdutores

 Sistemas de gerenciamento do motor

 Ciclo Otto - controle de injeção e ignição

 Ciclo Diesel

 Sistemas de pós-tratamento de gases e controle de emissões

 Sistemas de controle de frenagem, tração e estabilidade

 Sistemas de segurança ativa e passiva

 Veículos elétricos e híbridos

Módulo 11.  Engine Cooling - 06 e 20 de junho/2020
Instrutor: Cleber Willian Gomes

 Fundamentos da transferência de calor, condução, convecção, radiação, mecanismos combinados e regimes de transferência de calor;

 Classificação dos trocadores de calor;

 Componentes do sistema de arrefecimento: consideração sobre o design, características construtivas, seleção de tecnologia mais adequada para o projeto, testes de componentes, funcionamento dos componentes de arrefecimento do motor: líquido de arrefecimento, bomba d'agua, radiador, válvula termostática, tubulações, hélices e outros componentes;

 Cálculo térmico em motores de combustão interna;

 Cálculos de desempenho do sistema de arrefecimento;

 Testes de desempenho e validação do sistema de arrefecimento;

 Calibração do motor para configurar os componentes do sistema de arrefecimento;

 Manutenção do sistema de arrefecimento.

Módulo 12. Calibração de Motores - 03 e 18 de julho/2020
Instrutor: Cleber Willian Gomes

Metodologia de avaliação dos parâmetros físicos do motor para definição dos limites da calibração;

 Objetivos da calibração veicular:  Cumprimento das normas de emissões de gases veicular, redução do consumo de combustível e aumento de desempenho (aplicações esportivas);

 Eletrônica embarcada utilizada no desenvolvimento de calibração;

 Tipos de tecnologias e hardware existentes no desenvolvimento da calibração;

 Tipos de teste veicular utilizados na certificação da calibração;

Técnica de Projeto de Experimentos (DOE Design of Experiments), aplicadas no desenvolvimento de calibração; 

 Análise de resultados de experimentos de calibração;

Gerenciamento do processo de calibração do motor.
 


AVALIAÇÃO

No final do curso os participantes deverão entregar um projeto para a avaliação. 
O projeto será o Cálculo Térmico e Cálculo Dinâmico de um motor de combustão interna escolhido pelos participantes, que poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos de até três participantes.

  • A nota mínima para aprovação é 7,0.
  • Máximo de faltas permitidas para a avaliação final: 05 faltas.


CARGA HORÁRIA

192 horas

PÚBLICO-ALVO

Engenheiros e estudantes de Engenharia que já tenham conhecimentos prévios nas seguintes disciplinas: 

· Matemática 
· Física 
· Química 
· Termodinâmica II
· Mecânica dos Fluidos II
· Transferência de Calor
 


PROFESSORES

Cleber Willian Gomes

MBA Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas em 2012, Black Belt Seis Sigma em 2012, Mestre em Engenharia Elétrica pela FEI em 2008, especialização em eletrônica automotiva pela Engenharia Mauá em 2008, curso didática Faculdade A. Einstein em 2008, MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em 2004, Engenheiro Mecânico pela Universidade Mackenzie em 2000; Técnico em Mecânica pelo Liceu de Artes e Ofícios em 1995, participou do projeto Baja SAE durante 04 anos na graduação de Engenharia mecânica.

Possui mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais automotivas, atualmente é engenheiro de motores Sênior de Produto na Ford Motor Company do departamento de Powertrain.

Professor na FEI (graduação e pós graduação), Fatec Santo André e UMESP das disciplinas: Motores de combustão interna, Calibração de motores, Motores Diesel, Planejamento do veículo e Inteligência Artificial aplicada.

Orientador de diversos projetos de conclusão de curso e possui diversas publicações em seminários e congressos, Co-Chairman do  Comitê de Educação de Engenharia da SAE BRASIL, juiz no Fórmula SAE BRASIL e Fórmula SAE Nebraska nos Estados Unidos.

Atuou em projetos no Brasil, Espanha, Estados Unidos e Argentina, atuando no desenvolvimento de motores de combustão interna na regulamentação de emissões para normas governamentais, programas de redução de consumo de combustível, testes de desempenho e durabilidade de motores.

Desenvolve trabalhos do segmento automotivo no desenvolvimento de produto de "powertrain", preparação de motores para competição, gestão de projetos, implantação de ferramentas de gestão da qualidade, gestão de projetos, desenvolve pesquisas relacionadas a calibração de motores, métodos de diagnóstico de falhas, Redes Bayesianas, aprendizado de máquina, lógica Fuzzy e metodologia Seis Sigma.


Eduardo Tomanik

Engenheiro, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP. Mais de 25 anos na área de desenvolvimento e pesquisa de componentes em motores de combustão interna.
Atualmente consultor técnico em P&D no centro de pesquisas da MAHLE Metal Leve S.A. Coordenador do Comitê Técnico de Motores Otto da SAE BRASIL.
Autor de dezenas de papers técnicos internacionais na área. Professor de pós-graduação e in company em tribologia de motores de combustão interna.


Fernando Castro Pinto

Doutor em Engenharia pela Techn. Univ. Hamburg-Harburg (Alemanha), professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência em dinâmica de sistemas lineares e não-lineares, instrumentação, análise de sinais e dados experimentais, simulação e modelagem numérica e projeto de máquinas com ênfase em aplicações nas áreas de acústica e vibrações. 
Vem atuando há anos como consultor de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à indústria automotiva e da mobilidade em geral. 
Autor de diversos trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais.

Gaston R. S. Schweizer

Eng. Mecânico formado pela FEI e com pós-graduação em Adm. de Empresas pelo Instituto Mackenzie, atuou por 23 anos na Shell Brasil S.A., um ano na Petroplus/ STP como consultor técnico e de 2006 a 2012 na REPSOL Brasil S.A e hoje consultor da YPF Brasil, participante de cursos de lubrificantes na América Latina, Europa e EUA, em todas as empresas sempre atuando na área de assistência técnica, desenvolvimento e aprovação de produtos nas OEM's, além de atuar também na área de treinamento e MKT, sempre no segmento de aditivos, combustíveis e em especial de óleos lubrificantes automotivos.

Wanderlei Marinho da Silva

Engenheiro eletricista pela Universidade Santa Cecília (1990). 
Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. 
Realizou o curso Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA (2011). 
Realizou o curso Executive Education Program on Project Management na George Washington University School of Business em Washington - EUA (2010). 
Realizou o curso Business and Management for International Professionals na University of Carlifornia, Irvine - EUA (2008). 
Possui especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra (1997).

  • Membro do Project Management Institute - PMI - EUA, e PMI Chapter São Paulo.
  • Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers.
  • Membro da Society of Automotive Engineers - SAE.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência - Sobraep.
  • Funcionário da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN. Exerce suas funções atualmente no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo CTM-SP.
  • Professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas - FGV.
  • Professor do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT nos Cursos de Pós-Graduação.

Ministrou diversos cursos corporativos em empresas nacionais e globais. 
Participou de vários cursos e congressos no Brasil e no exterior e possui aproximadamente 30 artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.



VALORES

Aumente a possibilidade da realização dessa turma!

Faça sua inscrição e escolha a forma de pagamento.

O pagamento deverá ser efetuado com a confirmação do curso (prazo médio de 5 dias antes da data).

Valores com DESCONTO até 19/07/2019
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL
R$ 7.060,00
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL
R$ 14.115,00
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS
R$ 15.525,00
NÃO ASSOCIADO R$ 16.940,00

 

Valores de 18/07 a 03/08/2019
ASSOCIADO ESTUDANTE SAE BRASIL
R$ 7.760,00
PROFISSIONAL ASSOCIADO SAE BRASIL
R$ 15.520,00
EMPRESA CERTIFICADA AO IQA OU ASSOCIADA AO SINDIPEÇAS
R$ 17.080,00
NÃO ASSOCIADO R$ 18.630,00

A realização dos cursos está condicionada a um número mínimo de participantes. Caso não haja o número mínimo de inscritos o curso será cancelado, podendo o aluno se inscrever em outro curso, ou solicitar a devolução do valor pago na inscrição.

A SAE BRASIL não se responsabilizará pelos custos de passagens e hospedagem dos inscritos.

Estão inclusos no valor da inscrição o material didático e coffee-breaks (manhã e tarde). Os custos de transporte, almoço e hospedagem serão por conta do participante.

FORMAS DE PAGAMENTO

  • Boleto Bancário
  • Cartões de Crédito - Em até 10 parcelas.

COMO ASSOCIAR-SE

Clique aqui para informações. 


SUGESTÃO PARA HOSPEDAGEM

TRANSAMERICA EXECUTIVE - THE ADVANCE
Rua Bela Cintra, 1356 - Jardim Paulista - Fone (11) 5547-1166.
(Dispomos somente de apartamento com cama de casal).

Apartamento Single: R$ 275,00 + 5% ISS

Apartamentos Double: R$ 315,00 +5% ISS


ATENÇÃO:
Os interessados deverão informar ao hotel que são participantes de eventos da SAE BRASIL no momento de sua reserva para obterem os valores promocionais. Confirmar essa informação no check-in e apresentar o crachá do evento no check-out.

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