Institucional


A SAE BRASIL é dirigida pelo alto escalão da indústria

Assim como a SAE INTERNATIONAL, da qual é afiliada, a SAE BRASIL é dirigida por expoentes do segmento brasileiro da tecnologia da mobilidade, que inclui executivos das indústrias automotiva, naval e aeroespacial.

 

 
     

Eventos e produtos da SAE BRASIL apresentam novas tecnologias automotivas e aeroespaciais

May 23 2017

Principal elo entre as empresas, profissionais e instituições de ensino ligados às áreas automotiva, naval e aeroespacial no País, a SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) oferece, por meio de seus eventos e produtos, palco de visibilidade internacional para as indústrias mostrarem tecnologias e acompanharem tendências, seus colaboradores ampliarem conhecimentos e contatos e as universidades difundirem pesquisas. Veja as principais atividades da SAE BRASIL:

CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE – Em sua 26ª edição em 2017, o maior evento do gênero em todo o Hemisfério Sul está no calendário dos mais importantes fóruns do mundo. Inclui na Mostra Tecnológica uma ampla exibição acerca de produtos e serviços de tecnologias avançadas, a cargo das mais importantes empresas do setor da mobilidade. Consta também da apresentação de mais de mais de uma centena de “papers” (trabalhos técnicos), desenvolvidos por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades do Brasil e Exterior. Outro destaque é sua programação de eventos especiais, composta de fóruns e painéis temáticos, ministrados por especialistas de renome no Brasil e Exterior, sobre temas de grande interesse para o setor da mobilidade.     

SIMPÓSIOS - A SAE BRASIL conta com calendário de encontros técnicos avançados, que têm o objetivo de promover o intercâmbio de informações técnicas e científicas entre os participantes que podem, por meio deles, acompanhar as transformações nos setores automotivo, ferroviário, naval e aeroespacial. Neste sentido, alguns eventos anuais são destaques na SAE BRASIL e referência na área de tecnologia da mobilidade, como o Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura, Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada e Mostra de Engenharia e Simpósio SAE BRASIL de Powertrain - Transmissões e Motores Ciclo Otto, entre outros, realizados anualmente em São Paulo e nas Seções Regionais da SAE BRASIL, instaladas nos principais polos tecnológicos do País. 

COLLOQUIUM DE FREIOS E COLLOQUIUM DE SUSPENSÕES – São exemplos da abrangência da SAE BRASIL em todo o País, eventos Seção Regional Caxias do Sul (RS), responsável pela organização de dois eventos de grande importância no setor automotivo: o Colloquium SAE BRASIL de Freios, considerado um dos três principais eventos sobre freios do mundo, e o Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários, único do gênero no Brasil, ambos com Mostras Tecnológicas.   

COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL – Criada em 1995 e inspirada na SAE International Competition, realizada há mais de 40 anos nos EUA, a Competição desfruta de grande prestígio entre escolas de engenharia e as principais indústrias automotivas do País, como provedora de formação complementar e por seu caráter inovador. A competição consiste em os estudantes projetarem e construírem veículos off road  seguindo rígidas especificações da SAE nos aspectos segurança, dirigibilidade, aceleração e frenagem, além de um motor padrão. Para atingir o objetivo, as equipes precisam se organizar e trabalhar como verdadeiras empresas, dentro dos mais modernos conceitos de organização empresarial. Devem procurar operar com um sistema de qualidade que garanta um produto com o despenho esperado. Angariar recursos, integrar diversas áreas do conhecimento e desenvolver uma visão sistêmica da Engenharia são alguns dos desafios que os estudantes enfrentam para a conclusão dos projetos. Nos EUA, o Brasil já ganhou cinco vezes.    

COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN – Iniciativa da SAE BRASIL, Seção Regional São José dos Campos, busca propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre os estudantes. Criada em 1999, a competição abre oportunidade para as duas equipes que atingirem maior pontuação representarem o Brasil em evento semelhante, realizado na América do Norte, pela SAE INTERNATIONAL, juntamente com outros países, papel que vem sendo cumprido com grande destaque. Possui o apoio do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação. A Competição desafia os estudantes projetarem e construírem aeronaves, em escala reduzida e em conformidade com o regulamento, capazes de superar bateria de testes aplicada pela SAE, demonstrando capacidade de voo controlado, para uma carga útil (representada por pesos incrementais) sempre crescente, até as condições limite de cada projeto. A Competição desfruta hoje de grande prestígio entre as escolas de engenharia e empresas do setor aeronáutico. Nos EUA, o Brasil acumula sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro.   

COMPETIÇÃO FÓRMULA SAE – Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL consiste em os estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, nas especializações de Mecânica, Mecatrônica, Robótica, Metalúrgica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Automobilística, Produção, Automação Industrial, Física, Aeronáutica e Materiais desenvolverem e construírem carros tipo Fórmula para competir. Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados por motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts. A construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, que acontece em cinco países: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e o Brasil, que passou a integrar o circuito mundial em 2004. A competição possui duas categorias: Combustão e Elétrica. A competição abre oportunidade para a equipe que atingir maior pontuação representar o Brasil em evento semelhante, realizado pela SAE INTERNATIONAL, nos EUA, onde o Brasil já integrou o Top Ten por vários anos.      

COMPETIÇÃO SAE BRASIL DEMOISELLE – Esta é uma das mais novas competições da SAE BRASIL. Criada em 2013, a Competição constitui em estudantes do ensino médio projetarem e construírem aviões monoplanos movidos pela torção de um elástico para serem avaliados por juízes da indústria aeronáutica.   

COMPETIÇÃO FÓRMULA DRONE SAE BRASIL – A Competição Fórmula Drone SAE BRASIL é uma nova iniciativa de caráter educacional a cargo da SAE BRASIL, desta feita focada em estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio. Realizada em sua primeira edição em maio de 2017, em Itajubá, MG, a Competição de engenharia é organizada entre equipes estudantes do ensino profissional técnico de nível médio, orientados por professores de suas instituições, e tem por objeto de interesse técnico uma aeronave de asas rotativas rádio controlada, tipo drone, dotada de sistemas orientados para o cumprimento de determinadas tarefas. 

PRÊMIO SAE BRASIL DE JORNALISMO – Criado em 2005, o Prêmio tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos publicados na mídia impressa. O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo busca incentivar a produção de material sobre o desenvolvimento tecnológico no Brasil, que contribuam para o esclarecimento, informação e divulgação dos avanços tecnológicos na área da mobilidade.   

OUTRAS ATIVIDADES – A SAE BRASIL também oferece um rico acervo de livros, além de normas e trabalhos técnicos, produzidos pela instituição em todo o mundo. Cursos de aperfeiçoamento como os do tipo à distância, nas mais diversas áreas, visando o aprimoramento dos profissionais, e uma programação anual de cursos nas áreas de Gestão, Manufatura, Materiais, Projetos e Qualidade, com temas relacionados às diversas áreas de interesse dos profissionais da área da mobilidade, são outras fortes atividades da SAE BRASIL.