Institucional


A SAE BRASIL é dirigida pelo alto escalão da indústria

Assim como a SAE INTERNATIONAL, da qual é afiliada, a SAE BRASIL é dirigida por expoentes do segmento brasileiro da tecnologia da mobilidade, que inclui executivos das indústrias automotiva, naval e aeroespacial.

 

 
     

SAE BRASIL promove o avanço da Tecnologia da Mobilidade

May 23 2017

 

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos composta por mais de 6 mil associados, entre engenheiros, estudantes, técnicos e executivos da área de Engenharia, relacionados com a Indústria e Tecnologia da Mobilidade (terrestre, naval e aeroespacial). É filiada à SAE INTERNATIONAL, com sede em Warrendale, na Pennsylvania, Estados Unidos, fundada em 1905, por líderes da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. 

A SAE Internacional reúne, organiza, estoca e dissemina informações sobre automóveis, caminhões, aviões, veículos espaciais e off-road, trens, equipamentos navais e motores em geral. Considerada uma das principais fontes de normas e padrões relativos aos setores automotivo e espacial, com mais de 35 mil normas geradas, a SAE INTERNATIONAL é uma rede interligada com mais de 138 mil profissionais, espalhados por cerca de 100 países, que se reúnem constantemente para a troca de informações e ideias para o avanço da engenharia.

No Brasil, a SAE foi criada em 1991, por executivos da indústria automotiva e dirigentes da SAE INTERNATIONAL, conscientes da urgente necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros na área da mobilidade frente ao processo da globalização econômica, através de trabalho voluntário. Os objetivos estão alinhados com os da SAE Internacional: desenvolvimento, intercâmbio e difusão de informações entre os profissionais ligados à tecnologia da mobilidade.  

BIÊNIO 2017-2018 - A SAE BRASIL conta com um Conselho Superior e um Conselho Executivo. O diretor geral é Otacilio Gomes Jr.

CONSELHO EXECUTIVO - Conselheiros

Mauro Correia (Grupo CAOA) - Presidente; Horácio Forjaz - VP Aeroespacial e Recursos Governamentais; Gábor János Deák (Sindipeças) - Financeiro e Gestão Operacional; Flávia Piovacari (Dante Alighieri) - Associação; Fernando Herrera Neto (Olsa Brasil) - Educação; Renato Mastrobuono (Volare) - Atividades Regionais; Frank Sowade - Programas Estudantis; Ricardo Abreu (Mahle) - Tecnologia; Lourenço Oricchio (Sabó Group) - Ingressos; Camilo Adas (Mercedes Benz) - SAE do Futuro.

CONSELHO SUPERIOR - Conselheiros

Amaury Rossi (Eaton) - Associação; Francisco Nigro (Secretaria de Desenvolvimento Estado-SP) - Educação; Celso Simomura (Toyota) - Educação; Norberto Klein (Magneti Marelli) - Atividades Regionais; Richard Schwarzwald (Fiat Chrysler Automobiles) - Atividades Regionais; Mário Guitti (IQA) - Programas Estudantis; Leandro Siqueira (MAN Latin America) - Programas Estudantis; Gerson Fini (Bosch) - Tecnologia; Fabíola Rogano (General Motors) - Tecnologia; João Carlos Pimentel (Ford) - Ingressos; Carlos Storniolo (NSK) - Ingressos; Vicente Abate (Abifer) - Transportes; Luis Pasquotto (Cummins) - Transportes; Ricardo Martins (Hyundai) - Comunicação e MKT; João Guilherme Hermann (MAN Latin America) - Comunicação e MKT; Antonio João Carmesini (Embraer) - Aeroespacial.

No Brasil, além de escritório central localizado na capital paulista, a SAE possui 10 seções regionais: São Paulo, Campinas, São José dos Campos, São Carlos/Piracicaba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Caxias do Sul, Minas Gerais, Bahia e Paraná/Santa Catarina. Entre as atividades anuais da SAE BRASIL destacam-se o Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, os simpósios de manufatura, inovação tecnológica e tendências globais, inteligência na mobilidade urbana, os colloquium de freios, suspensões e implementos rodoviários e, ainda, as competições estudantis SAE Baja, SAE AeroDesign e Fórmula SAE, e SAE Demoiselle todos de repercussão internacional, além da mais nova competição estudantil, a Fórmula SAE Drone.